Podcast_debate_organização_do_cuidado_a_partir_das_histórias_de_mulheres_com_deficiência
Ilustração e identidade visual: Maria Augusta Scopel Bohner. Descrição da Imagem: Fotomontagem com fundo na cor azul e sistema de escrita braille. Os rostos de quatro mulheres com deficiência estão dispostos em uma composição, sendo uma mulher negra e três mulheres brancas. Símbolos de acessibilidades estão ao redor do rosto delas: símbolo para quem tem baixa visão, para cadeirantes e símbolo internacional de acessibilidade. Também há o símbolo do feminismo e uma rosa na composição. Na parte de baixo da imagem está escrito: Tornar-se uma mulher com deficiência. Cuidar do Futuro. Episódio 1.

Podcast debate organização do cuidado a partir das histórias de mulheres com deficiência

Postado em 05/04/2022, 9:00

 Na segunda temporada do Narrando Utopias, entrevistadas intersecionam gênero e deficiência para pensar um futuro feminista e utópico no qual a organização do cuidado não esteja centrada na mulher, mas seja uma responsabilidade coletiva de todas, todos e todes

Está no ar Cuidar do Futuro, a nova temporada do podcast Narrando Utopias. A série de cinco episódios traz a história de quatro mulheres com deficiência de distintas regiões do país para, a partir delas, debater sobre a organização do cuidado na nossa sociedade e as possibilidades para superação das desigualdades que envolvem suas vidas. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência. 

Na nova temporada, vamos conhecer: Fernanda Vicari, 40 anos, assistente social e presidenta da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular; Laureane Lima Costa, 27 anos, psicóloga, consultora em Educação Sexual e mestra em Educação; Vitória Bernardes, 37 anos, psicóloga, conselheira nacional de saúde, representando a AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) e conselheira estadual dos direitos das pessoas com deficiência (COEPEDE/RS); e Mariana Rosa, 44 anos, jornalista e ativista.  

No primeiro episódio, Tornar-se uma mulher com deficiência, Mariana, Fernanda e Vitória contam um pouco sobre as experiências que as levaram a se reconhecerem subjetivamente enquanto mulheres com deficiência. Nas conversas, o tornar-se uma mulher com deficiência aparece como um momento determinante de transformação para a relação que elas estabelecem consigo mesmas e com as pessoas ao redor, além de despertar reflexões sobre o que é a deficiência. 

“A deficiência ela não está no corpo da pessoa. O corpo é o que é. A deficiência está no encontro deste corpo com um mundo que está todo construído e orientado para uma determinada norma do que é ser um corpo, do que é ter um corpo”, explica Mariana. 

Através de relatos pessoais e experiências que vêm desde a infância, as entrevistadas  apontam como as narrativas capacitistas, que são as mais comuns sobre as deficiências, podem dificultar o tornar-se uma pessoa com deficiência. 

“A ideia hegemônica, lamentavelmente, as narrativas sobre deficiência, os olhares sobre a deficiência é sempre um olhar estigmatizante, ruim, pesado, um estorvo. Infelizmente, isso é introjetado na gente de formas que a gente nem traz à consciência”, conta Vitória. 

No segundo episódio, Mães: o pessoal é político, abordamos como as desigualdades na organização do cuidado na sociedade sobrecarrega mulheres e deixa para elas, quase que exclusivamente, a responsabilidade pelo cuidado. Mulheres com deficiência que também são mães dividem seus pontos de vista sobre a questão.  

A nova temporada, Cuidar do Futuro, é fruto do Mulheres Semeando Vida, podcast lançado em agosto de 2021 com histórias de luta compartilhadas por mulheres indígenas e camponesas, guardiãs das sementes e das florestas. Retornamos agora com o nome Narrando Utopias. O objetivo segue o mesmo: esperançar, unir-se com outras pessoas para ajudar a construir no presente o futuro ético e justo que sonhamos para todas, todes e todos. 

A nova temporada faz parte do projeto Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores.

Confira a audiodescrição do episódio:

Acompanhe a nossa nas redes do Catarinas

Ouça no Spotify: open.spotify.com/show/3jNTtRKWln3UKE5ohGrQ0f 

Facebook: www.facebook.com/portalcatarinas 

Instagram: www.instagram.com/portalcatarinas/ 

Twitter: twitter.com/CatarinasPortal 

Youtube: www.youtube.com/channel/UCFcxCtEe7ric78iZ6tUG8Gw/videos

Tags: , , , , , ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas