No penúltimo episódio da temporada “Cuidar do Futuro” entrevistadas compartilham o futuro utópico que imaginam para si e para demais pessoas com deficiência

O quarto episódio da série “Cuidar do Futuro”, nova temporada do podcast “Narrando Utopias”, traz a seguinte provocação: Qual é o futuro que você sonha para as mulheres e crianças com deficiência? Nossas entrevistadas foram convidadas a responder à pergunta para que, juntas, pudéssemos ampliar nossas percepções sobre a organização do cuidado e formular ações para um amanhã mais justo socialmente. 

Para Mariana Rosa, o futuro utópico passa pela autonomia e protagonismo dos corpos e das pessoas com deficiência. “Que a gente possa dizer dos nossos corpos e de quem somos em primeira pessoa e que as pessoas tenham os apoios necessários que precisam para participar da vida em sociedade, para ter uma vida digna”, conta.

Todas as quatro entrevistadas também apontam que o alcance desse horizonte utópico passa pela transformação da nossa sociedade, sendo uma das estratégias para isso a criação de uma política do cuidado articulada coletivamente pelos movimentos sociais e por distintos setores do Estado, como: Saúde, Assistência, Educação, entre outros.   

“Isso é importante não só para nos libertar da opressão capacitista. Mas também é importante para as mulheres, de modo geral, se libertarem da parte sexista, é importante para as mulheres negras se libertarem, parcialmente, da combinação de sexismo e racismo”, enfatiza Laureane Costa Lima. 

No Brasil, são poucas e insuficientes as políticas públicas voltadas para a organização do cuidado. Podemos citar a Estratégia do acompanhante de saúde da pessoa com deficiência intelectual, na cidade de São Paulo; as Residências inclusivas para jovens e adultos com deficiência em algumas cidades do país, como  Foz do Iguaçu e Toledo (Paraná);  e o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. 

O podcast “Cuidar do Futuro” faz parte de Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller. 

No quinto e último episódio da temporada, Mariana, Fernanda, Laureane e Vitória compartilham seu desejo mais utópico: a ruptura e a transformação radical do sistema que as oprime.

Confira a audiodescrição do episódio:

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas