“Relembrar para que jamais volte a acontecer”. É com esse propósito que a vereadora Carla Ayres (PT) receberá Maria Marighella, vereadora do PT em Salvador e neta de um dos maiores ícones da luta contra a ditadura militar no Brasil, para duas rodas de conversa na próxima quinta-feira, (11) de novembro, às 18h e 19h45, no CineMulti, do Multi Open Shopping, em Florianópolis. Considerado o novo fenômeno do cinema nacional, o filme Marighella estreou oficialmente no dia 4 de novembro nos cinemas e tem esgotado os ingressos em boa parte das salas onde está sendo exibido.
A primeira roda de conversa acontecerá após a sessão das 15h e a segunda irá anteceder a sessão das 20h30. As vagas são limitadas, por isso as pessoas interessadas precisam garantir seu ingresso com antecedência no site do CineMulti.
As rodas de conversa serão conduzidas pela vereadora Carla Ayres e, além de Maria Marighella, contarão também com a participação do Coletivo Memória, Justiça e Verdade de Santa Catarina, entidade que luta por justiça e para que sejam dadas respostas às famílias dos presos, torturados, exilados e sobreviventes da ditadura militar. O Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), que guarda o acervo com documentos públicos e depoimentos que tratam das violações dos Direitos Humanos ocorridas durante os anos de chumbo no Brasil, também estará presente.
“Entendemos que essa iniciativa do nosso mandato é fundamental para que possamos reforçar a importância da democracia e traçar um paralelo entre o passado recente do Brasil, onde a ditadura prendia, torturava e assassinava intelectuais, artistas, sindicalistas, estudantes e jornalistas que ousaram contrariar o regime, e o Brasil do presente, onde o conhecimento é incessantemente atacado, a cultura é boicotada e jornalistas são agredidos simplesmente por questionarem as decisões do governo”, destaca a vereadora Carla Ayres.
Leia mais
Carla ressalta ainda, que a vinda de Maria Marighella à Florianópolis coloca a capital catarinense no roteiro das grandes cidades que estão realizando atividades relacionadas ao filme. “Marighella é considerado o mais novo fenômeno do cinema nacional, tendo sido, inclusive, selecionado para a mostra Competition da 69ª edição do Festival de Berlim. Portanto, queremos convidar toda a população a participar deste momento tão importante para a democracia e a cultura da nossa cidade”, destaca Ayres.
A vereadora Maria Marighella ressalta a importância da obra para a preservação da memória de seu avô, Carlos Marighella. “É uma emoção, enquanto neta, juntar a vida, a arte, a cultura, com colegas que estão emprestando seus talentos para contar essa história fundamental para a história do Brasil, no filme dirigido pelo meu querido amigo Wagner Moura”. Maria explica que a agenda de pré-estreias e estreias em todo o país reúnem artistas, ativistas, movimentos sociais de todo país para celebrar Marighella.
“As lutas de Marighella ainda estão vigentes porque não conseguimos superar as injustiças que marcam o nosso país desde a sua fundação: o racismo, o patriarcado e as desigualdades profundas”, acrescenta a vereadora de Salvador.
Sobre o filme
Marighella narra os últimos anos do homem que é considerado um dos maiores líderes dos movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. O filme é uma adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. A obra que estreia Wagner Moura como diretor, tem no elenco autores como Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e uma participação especial da própria Maria Marighella. Poeta, professor e ex-deputado, Marighella foi assassinado pelo regime militar em 1969.
O filme tem classificação indicativa de 16 anos, contém violência extrema e drogas lícitas. Confira o trailer:
Serviço: Bate-papo com Carla Ayres e Maria Marighella
Data: 11 de novembro – quinta-feira
Horários: 18h00 e 19h45
Local: CINEMULTI (MULTI Open Shopping – Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC)
Ingressos: site do CineMulti