Mais de 200 organizações assinam a carta-compromisso por um feminismo transinclusivo, lançada pelas Frentes Feministas 8M Brasil SC – Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville, juntamente com organizações de classe e coletivos/as feministas que as compõem. A carta, publicada às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, destaca a importância de reconhecer e incluir as pessoas trans em todas as frentes da luta feminista. No documento, que conta ainda com 170 assinaturas individuais, as signatárias se comprometem em fortalecer e promover um feminismo transinclusivo. Há adesão também de organizações feministas de outros países da América Latina.

As assinaturas refletem a diversidade dos movimentos sociais brasileiros, organizações feministas, coletivos LGBTQIA+, sindicatos, grupos de pesquisa em gênero e diversidade, mandatos parlamentares, além de movimentos que atuam em questões específicas, como a legalização do aborto, os direitos das trabalhadoras sexuais e o combate à violência policial.

O chamado para a carta compromisso surgiu diante dos ataques sofridos pelo 8M Brasil SC – Florianópolis, seguido do 8M Jaraguá do Sul e do 8M Joinville, por aludir à pauta trans no mote deste ano: “TRANSformando luto em lutas: nos queremos vives/as e em todos os lugares!

“Em meio à construção deste ano de 2024, nos sentimos convocadas a enfrentar a realidade política marcada por uma série de ataques às existências trans”, afirmam na carta.

200_organizações_assinam_carta_compromisso_por_8M_transinclusivo_
Encontro de mobilização para o 8M SC | Crédito: reprodução.

Leia a carta na íntegra, seguida das assinaturas:

“Nós, que integramos as Frentes Feministas 8M Brasil SC – Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville, juntamente com organizações de classe e coletivos/as feministas, bem como outras frentes que constroem o 8 de março em suas localidades, comprometemo-nos a fortalecer e promover um feminismo transinclusivo.

O 8M SC é uma frente feminista de organizações e mulheres autônomas que surge no bojo das mobilizações da Greve Internacional das Mulheres, em 8 de março de 2017, após eclodir a Primavera Feminista no mundo. Durante estes oito anos de construção coletiva, estabelecemos princípios inegociáveis que sustentam nossa coalizão: somos antirracistas, anticapacitistas, anticapitalistas e transinclusivas. 

Desde o início, sob a marca de um novo momento do feminismo no mundo, mas principalmente latino-americano, que se constituiu na interface entre as ruas e as redes, temos trabalhado coletivamente para construir um movimento plural e diverso de mulheres cis e trans, assim como dos demais sujeitos do transfeminismo, como homens trans, pessoas transmasculinas e/ou não binárias. Entendemos que essa aliança é fundamental para uma luta efetiva contra todas as formas de opressão. 

Nosso feminismo é das encruzilhadas, abrindo caminhos para que as intersecções entre classe, raça, gênero, sexualidade e deficiência sejam questionadas. Já figuraram entre os slogans o combate ao racismo, no rosto de Elza Soares, a violência política e feminicida de gênero, que vitimou Marielle Franco, a violência econômica que ameaça nossos corpos e territórios, dentre outros temas urgentes e interseccionais que não se esgotam, pelo contrário se convergem no acúmulo da nossa construção política. 

Neste ano, sob o mote “TRANSformando luto em lutas: nos queremos vives/as e em todos os lugares!”, nos posicionamos sobre qual feminismo construímos, nos distinguindo de grupos que perpetuam a exclusão de pessoas trans. Não em nosso nome, somos transinclusivas sim! Não somos mulheres universais à imagem do sujeito hegemônico colonial branco e cisheteronormativo. Entendemos que a diversidade de experiências de gênero é fundamental e se manifesta em diferentes contextos na intersecção entre raça, classe, sexualidade e deficiência. 

Em meio à construção deste ano de 2024, nos sentimos convocadas a enfrentar a realidade política marcada por uma série de ataques às existências trans. Esses ataques se manifestam na perseguição contínua a professoras que abordam o tema em sala de aula, na imposição de restrições ao uso dos banheiros de acordo com o gênero, na hostilidade direcionada a pessoas cis erroneamente identificadas como trans, e na censura ao debate de gênero. Tais violências são orquestradas por grupos políticos que se apresentam como adversários na sociedade, mas que, na prática, compartilham a mesma agenda política antitrans.

Diante dos desafios impostos pela agenda fascista, comprometemo-nos a resistir à desinformação e ao pânico moral que visam intensificar as opressões contra corpos e identidades que historicamente têm sido alvos de desumanização. Reconhecemos que o gênero tem sido instrumentalizado como um ativo político para disseminação de fake news, contribuindo para a ascensão de governos autoritários. Em resposta a isso, reafirmamos nossa transinclusividade e nossa autodeterminação em combater todas as formas de exclusão e discriminação.

Por fim, a inclusão de pessoas trans é um elemento-chave em uma aliança global, que reúne esforços na luta contra grupos que visam manter a estrutura colonial de poder. Faz parte do processo histórico político, organizativo dos feminismos, insurgir, ressignificar pautas, afinar demandas e ampliar a luta. Ao longo dos anos, os feminismos se desdobraram em várias perspectivas graças à coragem de quem ousou confrontar, dialogar e construir estratégias coletivamente. 

Por isso, convocamos todas as frentes que constroem o 8M em suas localidades, assim como organizações e coletivos/as feministas, a se unirem a nós e a assumirem publicamente o compromisso com uma agenda feminista transinclusiva. 

Pois, como já demarcou o último Encontro Feminista Latino-Americano (Eflac), realizado em El Salvador, em 2023: “Com o legado de nossas ancestrais colocamos em palavras as tensões que nos habitam e pactuamos ações pela soberania sobre nossos corpos e territórios enquanto resistimos e planejamos um mundo transfeminista”. 

Juntas e juntes, podemos fortalecer um movimento mais potente na luta por equidade de gênero, sem deixar nenhuma e nenhume de nós para trás. Enfrentar a ordem social vigente patriarcal, capitalista e colonial, em sua estrutura machista, racista e capacitista exige de nós compromisso com a ética feminista para derrubar todas as formas de opressão.

Não basta não ser transfóbico, é preciso ser transinclusivo!

Por um feminismo verdadeiramente inclusivo e TRANSformador!”

Assinam:

 Organizações

  1. 8M Blumenau
  2. 8M Espírito Santo
  3. 8M São Paulo
  4. 8M BH e Região Metropolitana
  5. A Tenda das Candidatas
  6. Academia Sergipana do Cordel
  7. Acontece Arte e Política LGBTI+
  8. Agência Amazônia Real
  9. AMB Lagos – Movimenta Mulheres
  10. Anis – Instituto de Bioética
  11. Arquivo Lésbico Brasileiro 
  12. Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB
  13. Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – Anmiga
  14. Associação Baiana de Travestis Transexuais e Transgêneros em Ação – Atração
  15. Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/SP
  16. Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABMLBTI
  17. Associação Brasileira dos Estudos da Homo Trans Cultura
  18. Associação de Circo do RS
  19. Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema – Ameas
  20. Associação Mulheres na Comunicação
  21. Associação Mulheres pela Paz
  22. Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra
  23. Associação Portal Catarinas
  24. Associação Revolução dos Baldinhos
  25. Astral Goiás 
  26. Bancada Feminista do PSOL
  27. Baque Mulher Joinville
  28. Bloco Africatarina
  29. Bloco Cores de Aidê
  30. Bloco Feminista São Paulo
  31. Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias
  32. Bloco Não é Não
  33. Bloco Unides dos Bloquinhos e del Circo de Rua
  34. BloCU Sapatransviade
  35. Brigadas Populares SC
  36. Bruxas da Bike
  37. Campanha Nem Presa Nem Morta
  38. Capoeira Integrativa 
  39. Católicas pelo Direito de Decidir
  40. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina – Cedeca/SC
  41. Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais – CellosS/MG
  42.  Cepia – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação 
  43. Cine Por Elas
  44. Clube de Oratória e Liderança Joinville
  45. Coalizão Nacional de Mulheres – CNM
  46. Coalizão T
  47. Colectiva Oleaje
  48. Coletiva Anadara
  49. Coletiva Às Avessas: moda, gênero, sexualidades e decolonialidades
  50. Coletiva de Mulheres e Pessoas Não Binárias Bissexuais de Santa Catarina
  51. Coletiva Ecofeminista do Alto Uruguai
  52. Coletiva FeministA da Udesc
  53. Coletiva Juntes!
  54. Coletiva Promotoras Legais Populares de Botucatu 
  55. Coletiva Trans Udesc – Trama 
  56. Coletiva Transcender Chapecó
  57. Coletivo Advogadas do Brasil
  58. Coletivo Alicerce
  59. Coletivo de Mulheres Chá das Marias 
  60. Coletivo de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores – CUT
  61. Coletivo de Mulheres Negras Pegada Nagô 
  62. Coletivo de Mulheres Plurais Iyami Ajés 
  63. Coletivo Ecofeminista aBertha
  64. Coletivo Ecofeminista do Alto Uruguai – Cefau
  65. Coletivo Feminista Leila Diniz
  66. Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde 
  67. Coletivo FuxiqueirEs
  68. Coletivo LGBTI+ 
  69. Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular
  70. Coletivo Margaridas – São João de Meriti
  71. Coletivo Mulheres que Lutam – MQL 
  72. Coletivo Negras PTistas  
  73. Coletivo Paulo Freire Zona Norte
  74. Coletivo Pintelute – Floripa
  75. Coletivo Valente
  76. Coletivo Vermelha
  77. Coletivo Voz das Manas
  78. Comitê de Resistência Popular do Rio Vermelho e Região
  79. Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres – Cladem Brasil
  80. Comitê Marcha Mundial de Mulheres de Uberlândia e Região 
  81. Comunidad Cannábica Argentina
  82. Conexão Nacional de Mulheres Transexuais e Travestis de Axé – Conatt
  83. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS
  84.  Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
  85.  Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS/SC
  86.  Coordenação de mulheres, gênero, raça, diversidade e juventude do Sintsef/CE
  87. Corpas Trans USP
  88. DeFemde – Rede Feminista de Juristas
  89. Deputada Federal Érika Hilton (PSOL)
  90. Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL)
  91. É só mais uma crônica
  92. Entre Nós
  93. Espaço transformando
  94. Esquerda Avaiana
  95. Federação Catarinense de Teatro – Fecate
  96. Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – Fenatrad
  97. Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE
  98. Fórum Aborto Legal RS
  99. Fórum de mulheres de Pernambuco – FMPE 
  100. Fórum de Transexuais de Goiás  
  101. Frente Catarinense de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
  102. Frente Feminista de Curitiba Região Metropolitana e Litoral
  103. Frente Palestina Livre
  104. Frente Paranaense pela Legalização do Aborto – FEPLA
  105. Frente pela Legalização do Aborto do Espírito Santo – FLAES 
  106. Frente pela legalização do Aborto São Paulo
  107. Gênero e empoderamento da mulher de Palhoça – Gempa 
  108. GRES Diversidade
  109. Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do Rio Grande do Norte
  110. Grupo Curumim
  111. Grupo de Estudos da Prostituição – NEP 
  112. Coletivo Vozes
  113. Grupo de Estudos sobre Aborto – Alyne Pimentel
  114. Grupo Faladeiras/DSS/UFSC
  115. Grupo Frida de Gênero e Diversidade da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap
  116. Grupo Teatral Reminiscências
  117. Grupo de Trabalhos em Prevenção PositiHIVo – GTP+
  118. Honk!Floripa 2024
  119. Iniciativa Comunista
  120. Instituto Arco-íris
  121. Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM
  122. Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Ibrat
  123. Instituto Josefina Serra
  124. Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade
  125. Instituto Viva Cidade
  126. Juntes! Coletiva sobre saúde sexual e (não) reprodutiva para todes!
  127. Juventude Fogo no Pavio
  128. Laboratório de Estudos de Gênero e História – LEGH/UFSC
  129. Laboratório de Micologia – Micolab/UFSC
  130. Laboratório Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em sexualidades – Afrodite
  131. Mães pela Diversidade
  132. Mandata Bem Viver
  133. Mandato da co-deputada estadual Carolina Iara (PSOL)
  134. Mandata da Vereadora Luciana Boiteux (PSOL)
  135. Mandato da Vereadora Luna Zarattini (PT)
  136. Mandata da Vereadora Mônica Benício (PSOL)
  137. Mandato da Vereadora Carla Ayres (PT)
  138. Mandato da Vereadora Tânia Ramos (PSOL)
  139. Mandato do Deputado Marcos José de Abreu – Marquito
  140. Marcha da Maconha
  141. Marcha Trans de Florianópolis e Região
  142. Me Too Brasil
  143. Movimento de Brasileiros em Defesa do Povo Palestino
  144. Movimento de Mulheres Camponesas – MMC Brasil
  145. Movimento de Mulheres Camponesas – MMC/SC
  146. Movimento Feminista da Diversidade 
  147. Instituto Humaniza SC
  148. Movimento Mães da Periferia de Vítima por Violência Policial do Ceará
  149. Movimento Nacional da População de Rua – MNPR
  150. Movimento Negro Unificado – MNU/SC
  151. Movimento Transexual Criciúma
  152. Mudiá – Coletiva Visibilidade Lésbica
  153. Mulheres do PT – Joinville/SC
  154. Movimento Mulheres do Litoral – Mulit 
  155. Mundo Invisível
  156. Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas – Nudha
  157. Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – Neges- Campus Ibirama/SC
  158. Núcleo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes Recife
  159. Núcleo Gênero Insurgente – Psicologia – PUCSP
  160. Organização de Mulheres da Zona Leste – Amzol 
  161. Ouvidoria da Defensoria Pública do Paraná – DPE/PR
  162. Plataforma Fervo2k20
  163. Pompéia Sem Medo
  164. Projeto Liberdade Igualdade Sororidade – Projeto LIS
  165. Projeto Vivas
  166. PSOL Florianópolis 
  167. PT/SC
  168. Red de Periodistas y Comunicadoras Feministas Chile
  169. Rede Catarina de Palhaças
  170. Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH
  171. Rede Feminino RegenerAtivo
  172. Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP/SC
  173. Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA
  174. Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA/Bahia
  175. Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA/SC
  176. Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência 
  177. Rede Nacional Feminista de Saúde
  178. Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista
  179. Redes da Maré
  180. Resistência Feminista do PSOL
  181. Revista AzMina
  182. Revista Volcánicas – Colômbia 
  183. Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – Apeoesp
  184. Segurando as Pontas
  185. Setorial Feminino do PSOL
  186. Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo – SEESP
  187. Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina – SJSC
  188. Sindicato dos Trabalhadores do Ceeteps – Sinteps
  189. Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina – Sinjusc
  190. Sindicato dos Trabalhadores em Sindicatos e Federações de Florianópolis – Sindes
  191. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pentecoste 
  192. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sinasefe
  193. Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis e Região – Sinergia
  194. Subverta Nacional do PSOL
  195. Tamo Juntas 
  196. Transamblea – Espacio de Conspiración Trans
  197. Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica
  198. UNA LGBT  Chapecó/SC
  199. União de Mulheres/SP
  200. União de Negras e Negros pela Igualdade – Unegro 
  201. Utopia e Luta

Individuais

  1. Adelita Biazus de Melo
  2. Adriane Canan
  3. Ágatha Isabelle Moreira Guedes
  4. Alana Lazaretti Solvalagem
  5. Albertina Aparecida da Silva Galina 
  6. Ali Cirimbelli dos Passos
  7. Alice Bernini
  8. Aline Veingartner Fagundes
  9. Ana Luisa Kaminski
  10. Ana Maria Lucca
  11. Ana Paula Grando
  12. Ana Paula Tridapalli de Almeida
  13. Anaïs Roig
  14. Andréa Blanco Alves
  15. Andréa Kersten Carvalho
  16. Andrea Moraes Alves
  17. Angela Paraboni Detoni
  18. Ariane Pasuch
  19. Barbara Biscaro
  20. Bárbara Torres Jorge
  21. Betty Ruth Lozano
  22. Bru Silveira Monteiro
  23. Bruna Benevides
  24. Bruna Carla Cordeiro de Carvalho
  25. Bruna Maria Maresch
  26. Cali Ossani Marks
  27. Carissa Vassoler Albani
  28. Carla de Castro Gomes
  29. Carmen Silva
  30. Carol Sol
  31. Carolina Demaman Pommer
  32. Carolina Iara
  33. Caroline Camargo Borba
  34. Catarina Vitoria Ribeiro do Couto de Oliveira 
  35. Cecilia Onzi
  36. Christiane Mayer
  37. Claudia Cavalheiro
  38. Claudia Gamberini Mardones
  39. Claudia Poletto
  40. Cris Cavalcanti
  41. Daiana Cardoso da Silva
  42. Dani Nunes
  43. Daniele Biondo Crocetti 
  44. Débora Hegermann
  45. Débora Zanghelini
  46. Diafra Bezerra de Moura
  47. Diedra Roiz 
  48. Dinair Leandro Ferreira
  49. Elenira Vilela
  50. Eliane Santana Dias Debus
  51. Emanuel de Simas Neves
  52. Emílio Juane Bruski
  53. Emilly Marques
  54. Etelma Tavares de Souza
  55. Etienne Castro
  56. Evelyn Fernanda da Silva Braga
  57. Fabian Algarte da Silva
  58. Fernanda Ferreira Chaves
  59. Fernanda Pessoa de Carvalho
  60. Gabriela Sagaz
  61. Giane Fredo
  62. Ines Simon
  63. Isabel Colucci Coelho
  64. Isadora Tavares
  65. Janaína Scal Duia Castello
  66. Jaqueline Freitas Vaz 
  67. Jessica Gustafson Costa
  68. Jessica Pusch
  69.  Joanna Burigo
  70. Jozileia Kaingang 
  71. Julia Neves Castello Branco
  72. Juliana Aguilera Lobo
  73. Juliana Gonzaga Jayme
  74. Juliana Matheus
  75. Juliana Mendes
  76. Juliana Vieira
  77. Jussara Belchior Santos
  78. Karen dos Santos Castanho
  79. Karen Ragnini Scherer
  80. Kim Figueiredo
  81. Krishna Cesario Alvim de Castro
  82. Lara Martholly 
  83. Latoya de Oliveira Costa Ramos da Silva
  84. Laura Escher Sperotto
  85. Laura Souza
  86. Laura Vomero
  87. Lélia Regina Cremona Rodrigues
  88. Leonardo Tenório 
  89. Liliane Ribeiro
  90. Lótus Reuben
  91. Lu Ferreira
  92. Luciana da Veiga Cascaes
  93. Luciana Delacroix
  94. Lumen Freitas
  95. Lunna Fabris
  96. Lynara Ojeda
  97. Maiara dos Santos
  98. Maíra Cesário Alvim Lobo
  99. Mayara de Andrade Bezerra
  100. Manuela de Faria
  101. Maria Alice de Carvalho Echevarrieta
  102. Maria Célia Araujo Tomé
  103. Maria Célia Di Bernardi Lopes
  104. Maria Eugênia Matchin Viera
  105. Maria Guilhermina Cunha Salasário 
  106. Maria Lis Cardoso
  107. Maria Luisa Sandoval Svhmidt
  108. María Paula Campos Bibiano 
  109. Maria Rosa Mendes
  110. Mariana Paula Zanini
  111. Mariara dos Santos
  112. Mariluce Rodrigues de Freitas
  113. Marilze Bento
  114. Marina Blank Virgilio da Silva
  115. Marina Braga Campos
  116. Marina Canesin
  117. Mario Antonio Harres Filho
  118. Marlene de Fáveri
  119. Marlete Oliveira
  120. Mayrá Lobato
  121. Mirella Magnani de Souza
  122. Mohara Magalhães Bhering Villaça
  123. Mônica Barcellos Café 
  124. Nadege Ferreira Rodrigues Jardim
  125. Nadia Fontes Muyrah
  126. Nathalie Soler
  127. Nathaly Cristina Gustmann Galon
  128. Natiele Nevinski
  129. Nayara de Almeida Lopes
  130. Olga Regina Zigelli Garcia
  131. Paula Carvalho
  132. Paula Regina Corrêa
  133. Pedro Felipe Prates Rocha
  134. Priscila Carvalho
  135. Priscila Lopes Batista Martins
  136. Rafaela Crispim
  137. Rafaela Penha
  138. Ragael Braz de Souza
  139. Regina Vivanco Bellanti
  140. Rhaisa Muniz
  141. Roberta Teresa Manica 
  142. Ronaldo Bernardes Diniz
  143. Rosa Oliveira
  144. Rosângela de Souza
  145. Rosaura de Oliveira Rodrigues
  146. Ruth Fabiane Camargo Borba
  147. Sara Monte Uchoa
  148. Saula Correa Afonso de Almeida
  149. Silvia Rodrigues dos Santos
  150. Solange Adão
  151. Sônia Regina Adão
  152. Soraia Mendes
  153. Susan de Oliveira
  154. Suzete Antonieta Boteguim Petter
  155. Tainah Maria de Souza Lunge
  156. Taís Adams Gramowski 
  157. Tamara Busato
  158. Tania Slongo
  159. Thalita Rocha de Oliveira
  160. Tiago Martins Speckart
  161. Valdirene Corrêa dos Santos
  162. Vanda Micheli Burginski
  163. Vanessa R. da Silva
  164. Vera Borges
  165. Veronica Melo Borges
  166. Vilmar Michereff Junior
  167. Viviana de Paula Corrêa
  168. Vivianne Marie Teixeira Narciso
  169. Vynicius Parnoff
  170. Yanis Pamela
  171. Zaira de Andrade Lopes

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas