200 organizações assinam carta compromisso por 8M transinclusivo
“Não basta não ser transfóbico, é preciso ser transinclusivo!”, destaca trecho da carta
Mais de 200 organizações assinam a carta-compromisso por um feminismo transinclusivo, lançada pelas Frentes Feministas 8M Brasil SC – Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville, juntamente com organizações de classe e coletivos/as feministas que as compõem. A carta, publicada às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, destaca a importância de reconhecer e incluir as pessoas trans em todas as frentes da luta feminista. No documento, que conta ainda com 170 assinaturas individuais, as signatárias se comprometem em fortalecer e promover um feminismo transinclusivo. Há adesão também de organizações feministas de outros países da América Latina.
As assinaturas refletem a diversidade dos movimentos sociais brasileiros, organizações feministas, coletivos LGBTQIA+, sindicatos, grupos de pesquisa em gênero e diversidade, mandatos parlamentares, além de movimentos que atuam em questões específicas, como a legalização do aborto, os direitos das trabalhadoras sexuais e o combate à violência policial.
O chamado para a carta compromisso surgiu diante dos ataques sofridos pelo 8M Brasil SC – Florianópolis, seguido do 8M Jaraguá do Sul e do 8M Joinville, por aludir à pauta trans no mote deste ano: “TRANSformando luto em lutas: nos queremos vives/as e em todos os lugares!”
“Em meio à construção deste ano de 2024, nos sentimos convocadas a enfrentar a realidade política marcada por uma série de ataques às existências trans”, afirmam na carta.
Leia a carta na íntegra, seguida das assinaturas:
“Nós, que integramos as Frentes Feministas 8M Brasil SC – Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville, juntamente com organizações de classe e coletivos/as feministas, bem como outras frentes que constroem o 8 de março em suas localidades, comprometemo-nos a fortalecer e promover um feminismo transinclusivo.
O 8M SC é uma frente feminista de organizações e mulheres autônomas que surge no bojo das mobilizações da Greve Internacional das Mulheres, em 8 de março de 2017, após eclodir a Primavera Feminista no mundo. Durante estes oito anos de construção coletiva, estabelecemos princípios inegociáveis que sustentam nossa coalizão: somos antirracistas, anticapacitistas, anticapitalistas e transinclusivas.
Desde o início, sob a marca de um novo momento do feminismo no mundo, mas principalmente latino-americano, que se constituiu na interface entre as ruas e as redes, temos trabalhado coletivamente para construir um movimento plural e diverso de mulheres cis e trans, assim como dos demais sujeitos do transfeminismo, como homens trans, pessoas transmasculinas e/ou não binárias. Entendemos que essa aliança é fundamental para uma luta efetiva contra todas as formas de opressão.
Nosso feminismo é das encruzilhadas, abrindo caminhos para que as intersecções entre classe, raça, gênero, sexualidade e deficiência sejam questionadas. Já figuraram entre os slogans o combate ao racismo, no rosto de Elza Soares, a violência política e feminicida de gênero, que vitimou Marielle Franco, a violência econômica que ameaça nossos corpos e territórios, dentre outros temas urgentes e interseccionais que não se esgotam, pelo contrário se convergem no acúmulo da nossa construção política.
Neste ano, sob o mote “TRANSformando luto em lutas: nos queremos vives/as e em todos os lugares!”, nos posicionamos sobre qual feminismo construímos, nos distinguindo de grupos que perpetuam a exclusão de pessoas trans. Não em nosso nome, somos transinclusivas sim! Não somos mulheres universais à imagem do sujeito hegemônico colonial branco e cisheteronormativo. Entendemos que a diversidade de experiências de gênero é fundamental e se manifesta em diferentes contextos na intersecção entre raça, classe, sexualidade e deficiência.
Em meio à construção deste ano de 2024, nos sentimos convocadas a enfrentar a realidade política marcada por uma série de ataques às existências trans. Esses ataques se manifestam na perseguição contínua a professoras que abordam o tema em sala de aula, na imposição de restrições ao uso dos banheiros de acordo com o gênero, na hostilidade direcionada a pessoas cis erroneamente identificadas como trans, e na censura ao debate de gênero. Tais violências são orquestradas por grupos políticos que se apresentam como adversários na sociedade, mas que, na prática, compartilham a mesma agenda política antitrans.
Diante dos desafios impostos pela agenda fascista, comprometemo-nos a resistir à desinformação e ao pânico moral que visam intensificar as opressões contra corpos e identidades que historicamente têm sido alvos de desumanização. Reconhecemos que o gênero tem sido instrumentalizado como um ativo político para disseminação de fake news, contribuindo para a ascensão de governos autoritários. Em resposta a isso, reafirmamos nossa transinclusividade e nossa autodeterminação em combater todas as formas de exclusão e discriminação.
Por fim, a inclusão de pessoas trans é um elemento-chave em uma aliança global, que reúne esforços na luta contra grupos que visam manter a estrutura colonial de poder. Faz parte do processo histórico político, organizativo dos feminismos, insurgir, ressignificar pautas, afinar demandas e ampliar a luta. Ao longo dos anos, os feminismos se desdobraram em várias perspectivas graças à coragem de quem ousou confrontar, dialogar e construir estratégias coletivamente.
Por isso, convocamos todas as frentes que constroem o 8M em suas localidades, assim como organizações e coletivos/as feministas, a se unirem a nós e a assumirem publicamente o compromisso com uma agenda feminista transinclusiva.
Pois, como já demarcou o último Encontro Feminista Latino-Americano (Eflac), realizado em El Salvador, em 2023: “Com o legado de nossas ancestrais colocamos em palavras as tensões que nos habitam e pactuamos ações pela soberania sobre nossos corpos e territórios enquanto resistimos e planejamos um mundo transfeminista”.
Juntas e juntes, podemos fortalecer um movimento mais potente na luta por equidade de gênero, sem deixar nenhuma e nenhume de nós para trás. Enfrentar a ordem social vigente patriarcal, capitalista e colonial, em sua estrutura machista, racista e capacitista exige de nós compromisso com a ética feminista para derrubar todas as formas de opressão.
Não basta não ser transfóbico, é preciso ser transinclusivo!
Por um feminismo verdadeiramente inclusivo e TRANSformador!”
Assinam:
Leia mais
- 8M Florianópolis destaca transfeminismo e homenageia mulheres vítimas de violência
- Duas décadas de Visibilidade Trans: resistindo ao autoritarismo Legislativo e à negligência do Estado
- O que é a machosfera e como ela afeta a vida das brasileiras
- Estupro de menina de 12 anos em SC reacende alerta sobre a culpabilização das vítimas de violência
- Como a primeira cacica trans do Brasil luta pela água em sua aldeia
Organizações
- 8M Blumenau
- 8M Espírito Santo
- 8M São Paulo
- 8M BH e Região Metropolitana
- A Tenda das Candidatas
- Academia Sergipana do Cordel
- Acontece Arte e Política LGBTI+
- Agência Amazônia Real
- AMB Lagos – Movimenta Mulheres
- Anis – Instituto de Bioética
- Arquivo Lésbico Brasileiro
- Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB
- Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – Anmiga
- Associação Baiana de Travestis Transexuais e Transgêneros em Ação – Atração
- Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/SP
- Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABMLBTI
- Associação Brasileira dos Estudos da Homo Trans Cultura
- Associação de Circo do RS
- Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema – Ameas
- Associação Mulheres na Comunicação
- Associação Mulheres pela Paz
- Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra
- Associação Portal Catarinas
- Associação Revolução dos Baldinhos
- Astral Goiás
- Bancada Feminista do PSOL
- Baque Mulher Joinville
- Bloco Africatarina
- Bloco Cores de Aidê
- Bloco Feminista São Paulo
- Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias
- Bloco Não é Não
- Bloco Unides dos Bloquinhos e del Circo de Rua
- BloCU Sapatransviade
- Brigadas Populares SC
- Bruxas da Bike
- Campanha Nem Presa Nem Morta
- Capoeira Integrativa
- Católicas pelo Direito de Decidir
- Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina – Cedeca/SC
- Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais – CellosS/MG
- Cepia – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação
- Cine Por Elas
- Clube de Oratória e Liderança Joinville
- Coalizão Nacional de Mulheres – CNM
- Coalizão T
- Colectiva Oleaje
- Coletiva Anadara
- Coletiva Às Avessas: moda, gênero, sexualidades e decolonialidades
- Coletiva de Mulheres e Pessoas Não Binárias Bissexuais de Santa Catarina
- Coletiva Ecofeminista do Alto Uruguai
- Coletiva FeministA da Udesc
- Coletiva Juntes!
- Coletiva Promotoras Legais Populares de Botucatu
- Coletiva Trans Udesc – Trama
- Coletiva Transcender Chapecó
- Coletivo Advogadas do Brasil
- Coletivo Alicerce
- Coletivo de Mulheres Chá das Marias
- Coletivo de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores – CUT
- Coletivo de Mulheres Negras Pegada Nagô
- Coletivo de Mulheres Plurais Iyami Ajés
- Coletivo Ecofeminista aBertha
- Coletivo Ecofeminista do Alto Uruguai – Cefau
- Coletivo Feminista Leila Diniz
- Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
- Coletivo FuxiqueirEs
- Coletivo LGBTI+
- Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular
- Coletivo Margaridas – São João de Meriti
- Coletivo Mulheres que Lutam – MQL
- Coletivo Negras PTistas
- Coletivo Paulo Freire Zona Norte
- Coletivo Pintelute – Floripa
- Coletivo Valente
- Coletivo Vermelha
- Coletivo Voz das Manas
- Comitê de Resistência Popular do Rio Vermelho e Região
- Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres – Cladem Brasil
- Comitê Marcha Mundial de Mulheres de Uberlândia e Região
- Comunidad Cannábica Argentina
- Conexão Nacional de Mulheres Transexuais e Travestis de Axé – Conatt
- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS
- Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
- Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS/SC
- Coordenação de mulheres, gênero, raça, diversidade e juventude do Sintsef/CE
- Corpas Trans USP
- DeFemde – Rede Feminista de Juristas
- Deputada Federal Érika Hilton (PSOL)
- Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL)
- É só mais uma crônica
- Entre Nós
- Espaço transformando
- Esquerda Avaiana
- Federação Catarinense de Teatro – Fecate
- Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – Fenatrad
- Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE
- Fórum Aborto Legal RS
- Fórum de mulheres de Pernambuco – FMPE
- Fórum de Transexuais de Goiás
- Frente Catarinense de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
- Frente Feminista de Curitiba Região Metropolitana e Litoral
- Frente Palestina Livre
- Frente Paranaense pela Legalização do Aborto – FEPLA
- Frente pela Legalização do Aborto do Espírito Santo – FLAES
- Frente pela legalização do Aborto São Paulo
- Gênero e empoderamento da mulher de Palhoça – Gempa
- GRES Diversidade
- Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do Rio Grande do Norte
- Grupo Curumim
- Grupo de Estudos da Prostituição – NEP
- Coletivo Vozes
- Grupo de Estudos sobre Aborto – Alyne Pimentel
- Grupo Faladeiras/DSS/UFSC
- Grupo Frida de Gênero e Diversidade da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap
- Grupo Teatral Reminiscências
- Grupo de Trabalhos em Prevenção PositiHIVo – GTP+
- Honk!Floripa 2024
- Iniciativa Comunista
- Instituto Arco-íris
- Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM
- Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Ibrat
- Instituto Josefina Serra
- Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade
- Instituto Viva Cidade
- Juntes! Coletiva sobre saúde sexual e (não) reprodutiva para todes!
- Juventude Fogo no Pavio
- Laboratório de Estudos de Gênero e História – LEGH/UFSC
- Laboratório de Micologia – Micolab/UFSC
- Laboratório Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em sexualidades – Afrodite
- Mães pela Diversidade
- Mandata Bem Viver
- Mandato da co-deputada estadual Carolina Iara (PSOL)
- Mandata da Vereadora Luciana Boiteux (PSOL)
- Mandato da Vereadora Luna Zarattini (PT)
- Mandata da Vereadora Mônica Benício (PSOL)
- Mandato da Vereadora Carla Ayres (PT)
- Mandato da Vereadora Tânia Ramos (PSOL)
- Mandato do Deputado Marcos José de Abreu – Marquito
- Marcha da Maconha
- Marcha Trans de Florianópolis e Região
- Me Too Brasil
- Movimento de Brasileiros em Defesa do Povo Palestino
- Movimento de Mulheres Camponesas – MMC Brasil
- Movimento de Mulheres Camponesas – MMC/SC
- Movimento Feminista da Diversidade
- Instituto Humaniza SC
- Movimento Mães da Periferia de Vítima por Violência Policial do Ceará
- Movimento Nacional da População de Rua – MNPR
- Movimento Negro Unificado – MNU/SC
- Movimento Transexual Criciúma
- Mudiá – Coletiva Visibilidade Lésbica
- Mulheres do PT – Joinville/SC
- Movimento Mulheres do Litoral – Mulit
- Mundo Invisível
- Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas – Nudha
- Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – Neges- Campus Ibirama/SC
- Núcleo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes Recife
- Núcleo Gênero Insurgente – Psicologia – PUCSP
- Organização de Mulheres da Zona Leste – Amzol
- Ouvidoria da Defensoria Pública do Paraná – DPE/PR
- Plataforma Fervo2k20
- Pompéia Sem Medo
- Projeto Liberdade Igualdade Sororidade – Projeto LIS
- Projeto Vivas
- PSOL Florianópolis
- PT/SC
- Red de Periodistas y Comunicadoras Feministas Chile
- Rede Catarina de Palhaças
- Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH
- Rede Feminino RegenerAtivo
- Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP/SC
- Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA
- Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA/Bahia
- Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA/SC
- Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência
- Rede Nacional Feminista de Saúde
- Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista
- Redes da Maré
- Resistência Feminista do PSOL
- Revista AzMina
- Revista Volcánicas – Colômbia
- Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – Apeoesp
- Segurando as Pontas
- Setorial Feminino do PSOL
- Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo – SEESP
- Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina – SJSC
- Sindicato dos Trabalhadores do Ceeteps – Sinteps
- Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina – Sinjusc
- Sindicato dos Trabalhadores em Sindicatos e Federações de Florianópolis – Sindes
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pentecoste
- Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sinasefe
- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis e Região – Sinergia
- Subverta Nacional do PSOL
- Tamo Juntas
- Transamblea – Espacio de Conspiración Trans
- Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica
- UNA LGBT Chapecó/SC
- União de Mulheres/SP
- União de Negras e Negros pela Igualdade – Unegro
- Utopia e Luta
Individuais
- Adelita Biazus de Melo
- Adriane Canan
- Ágatha Isabelle Moreira Guedes
- Alana Lazaretti Solvalagem
- Albertina Aparecida da Silva Galina
- Ali Cirimbelli dos Passos
- Alice Bernini
- Aline Veingartner Fagundes
- Ana Luisa Kaminski
- Ana Maria Lucca
- Ana Paula Grando
- Ana Paula Tridapalli de Almeida
- Anaïs Roig
- Andréa Blanco Alves
- Andréa Kersten Carvalho
- Andrea Moraes Alves
- Angela Paraboni Detoni
- Ariane Pasuch
- Barbara Biscaro
- Bárbara Torres Jorge
- Betty Ruth Lozano
- Bru Silveira Monteiro
- Bruna Benevides
- Bruna Carla Cordeiro de Carvalho
- Bruna Maria Maresch
- Cali Ossani Marks
- Carissa Vassoler Albani
- Carla de Castro Gomes
- Carmen Silva
- Carol Sol
- Carolina Demaman Pommer
- Carolina Iara
- Caroline Camargo Borba
- Catarina Vitoria Ribeiro do Couto de Oliveira
- Cecilia Onzi
- Christiane Mayer
- Claudia Cavalheiro
- Claudia Gamberini Mardones
- Claudia Poletto
- Cris Cavalcanti
- Daiana Cardoso da Silva
- Dani Nunes
- Daniele Biondo Crocetti
- Débora Hegermann
- Débora Zanghelini
- Diafra Bezerra de Moura
- Diedra Roiz
- Dinair Leandro Ferreira
- Elenira Vilela
- Eliane Santana Dias Debus
- Emanuel de Simas Neves
- Emílio Juane Bruski
- Emilly Marques
- Etelma Tavares de Souza
- Etienne Castro
- Evelyn Fernanda da Silva Braga
- Fabian Algarte da Silva
- Fernanda Ferreira Chaves
- Fernanda Pessoa de Carvalho
- Gabriela Sagaz
- Giane Fredo
- Ines Simon
- Isabel Colucci Coelho
- Isadora Tavares
- Janaína Scal Duia Castello
- Jaqueline Freitas Vaz
- Jessica Gustafson Costa
- Jessica Pusch
- Joanna Burigo
- Jozileia Kaingang
- Julia Neves Castello Branco
- Juliana Aguilera Lobo
- Juliana Gonzaga Jayme
- Juliana Matheus
- Juliana Mendes
- Juliana Vieira
- Jussara Belchior Santos
- Karen dos Santos Castanho
- Karen Ragnini Scherer
- Kim Figueiredo
- Krishna Cesario Alvim de Castro
- Lara Martholly
- Latoya de Oliveira Costa Ramos da Silva
- Laura Escher Sperotto
- Laura Souza
- Laura Vomero
- Lélia Regina Cremona Rodrigues
- Leonardo Tenório
- Liliane Ribeiro
- Lótus Reuben
- Lu Ferreira
- Luciana da Veiga Cascaes
- Luciana Delacroix
- Lumen Freitas
- Lunna Fabris
- Lynara Ojeda
- Maiara dos Santos
- Maíra Cesário Alvim Lobo
- Mayara de Andrade Bezerra
- Manuela de Faria
- Maria Alice de Carvalho Echevarrieta
- Maria Célia Araujo Tomé
- Maria Célia Di Bernardi Lopes
- Maria Eugênia Matchin Viera
- Maria Guilhermina Cunha Salasário
- Maria Lis Cardoso
- Maria Luisa Sandoval Svhmidt
- María Paula Campos Bibiano
- Maria Rosa Mendes
- Mariana Paula Zanini
- Mariara dos Santos
- Mariluce Rodrigues de Freitas
- Marilze Bento
- Marina Blank Virgilio da Silva
- Marina Braga Campos
- Marina Canesin
- Mario Antonio Harres Filho
- Marlene de Fáveri
- Marlete Oliveira
- Mayrá Lobato
- Mirella Magnani de Souza
- Mohara Magalhães Bhering Villaça
- Mônica Barcellos Café
- Nadege Ferreira Rodrigues Jardim
- Nadia Fontes Muyrah
- Nathalie Soler
- Nathaly Cristina Gustmann Galon
- Natiele Nevinski
- Nayara de Almeida Lopes
- Olga Regina Zigelli Garcia
- Paula Carvalho
- Paula Regina Corrêa
- Pedro Felipe Prates Rocha
- Priscila Carvalho
- Priscila Lopes Batista Martins
- Rafaela Crispim
- Rafaela Penha
- Ragael Braz de Souza
- Regina Vivanco Bellanti
- Rhaisa Muniz
- Roberta Teresa Manica
- Ronaldo Bernardes Diniz
- Rosa Oliveira
- Rosângela de Souza
- Rosaura de Oliveira Rodrigues
- Ruth Fabiane Camargo Borba
- Sara Monte Uchoa
- Saula Correa Afonso de Almeida
- Silvia Rodrigues dos Santos
- Solange Adão
- Sônia Regina Adão
- Soraia Mendes
- Susan de Oliveira
- Suzete Antonieta Boteguim Petter
- Tainah Maria de Souza Lunge
- Taís Adams Gramowski
- Tamara Busato
- Tania Slongo
- Thalita Rocha de Oliveira
- Tiago Martins Speckart
- Valdirene Corrêa dos Santos
- Vanda Micheli Burginski
- Vanessa R. da Silva
- Vera Borges
- Veronica Melo Borges
- Vilmar Michereff Junior
- Viviana de Paula Corrêa
- Vivianne Marie Teixeira Narciso
- Vynicius Parnoff
- Yanis Pamela
- Zaira de Andrade Lopes