O Portal Catarinas recebeu, na noite de quinta-feira (21), a Medalha de Mérito Virgílio Várzea, em sessão solene do Aniversário de 351 anos de Florianópolis. O evento ocorreu no Plenário Osni Regis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, local onde se discute e vota projetos. A honraria é concedida a pessoas e organizações que, por meio de serviços relevantes, contribuem para o progresso e a valorização do município. A cerimônia foi marcada pela entrega das honrarias mais prestigiadas da cidade, incluindo o título de Cidadão Honorário e a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho.

O Catarinas foi representado pela co-fundadora e diretora-executiva, a jornalista Paula Guimarães, que recebeu a honraria das mãos da vereadora Carla Ayres (PT). No momento da entrega da medalha, a diretora executiva, emocionada, ergueu o lenço verde, símbolo da luta pelo direito ao corpo, onde se lê “direito ao nosso corpo, legalizar o aborto”. 

Portal_Catarinas_é_homenageado_em_sessão_de_aniversário_dos_351_anos_de_Florianópolis_Paula_Guimaraes_Carla_Ayres_
Carla Ayres e Paula Guimarães | Crédito: reprodução.

“Foi realmente uma emoção, muito simbólico, receber essa homenagem, especialmente em um local onde decisões tão importantes são tomadas, muitas vezes sob a marca do machismo e racismo entre pares. Uma homenagem que traduz a resistência de vereadoras que não fogem à luta, colocando seus corpos frente ao conservadorismo segregador e violento”, contou a jornalista. 

“É preciso falar sobre aborto, sim, e vamos levar essa pauta a todos os lugares”, completou. 

Outro momento de destaque foi a entrega da medalha a André Scheifer, do Movimento Nacional da População de Rua, homenageado pela vereadora Tânia Ramos (Psol). Em Florianópolis, esse grupo social tem sido alvo de políticas higienistas, como a recente lei que autoriza a internação involuntária de pessoas em situação de rua com “dependência química ou transtornos mentais”. 

“Sentei ao lado de uns caras que já foram violentos comigo na rua e disse a eles ‘estamos no mesmo lugar e vamos receber a mesma medalha’. Me emocionei muito, principalmente por saber o quanto esse lugar é higienista”, afirmou o militante ao Catarinas. 

Portal_Catarinas_é_homenageado_em_sessão_de_aniversário_dos_351_anos_de_Florianópolis_SC
Paula Guimarães, Carla Ayres e o artista Bruno Barbi que recebeu título de Cidadão Honorário | Crédito: Leidiane Sampaio.

A iniciativa de indicar o portal a medalha e escrita do projeto de lei (PL) é da vereadora Carla Ayres (PT). “Desde 2016, o portal vem em uma onda crescente de visibilidade e reconhecimento Brasil afora”, descreve a justificativa do PL.

A parlamentar não participa da indicação à Medalha Francisco Dias Velhos, que traz o nome do bandeirante paulista e colonizador, por não considerá-la homenagem devido ao grau de violência que carrega.

O documento destaca que durante os oito anos de existência, o Catarinas produziu milhares de trabalhos jornalísticos, entre campanhas, monitoramentos e reportagens especiais. Assim sendo, há “evidente contribuição do Portal Catarinas ao engrandecimento de Florianópolis”.

Portal_Catarinas_é_homenageado_em_sessão_de_aniversário_dos_351_anos_de_Florianópolis_jornalismo
Carla Ayres e Paula Guimarães | Crédito: reprodução.

Em 2016, o portal foi fundado por iniciativa de Guimarães, da também jornalista Clarissa Peixoto e da cientista social Kelly Vieira. Hoje, o portal se destaca no cenário brasileiro, cobrindo o território catarinense, mas também pautas nacionais e internacionais que se conectam à agenda política feminista e de direitos fundamentais e humanos.

Atualmente, o Catarinas é integrado pela coordenadora de projetos, Inara Fonseca, as jornalistas Daniela Valenga, Kelly Ribeiro e Iraci Falavina, e a designer Rafaela Coelho. 

Medalha do Mérito Virgílio Várzea 

A Medalha ao Mérito de Florianópolis foi criada em 1960 para homenagear aqueles considerados dignos pela contribuição com o município. Desde 2014, a Medalha leva o nome de Virgílio dos Reis Várzea, escritor, jornalista e político brasileiro, contemporâneo do também renomado poeta Cruz e Sousa. Várzea nasceu no Norte de Florianópolis, em 1863. Aos 13 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e, três anos depois, começou uma viagem por diferentes continentes. 

Retornou à Ilha em 1881, quando iniciou os estudos em Jornalismo e Literatura. Foi eleito deputado estadual ao Congresso Representativo de Santa Catarina, atual Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1892. Quatro anos depois, em 1896, mudou-se de forma definitiva para o Rio de Janeiro.

Anualmente, no aniversário do município, são entregues as Medalhas do Mérito e o Título de Cidadão Honorário. Em 2024, 41 pessoas e instituições foram homenageadas. 

Portal_Catarinas_é_homenageado_em_sessão_de_aniversário_dos_351_anos_de_Florianópolis_Paula_Guimaraes_Carla_Ayres
Vereadora Carla Ayres (PT) entrega a Medalha de Mérito Virgílio Várzea para a jornalista Paula Guimarães | Crédito: Sérgio Vignes.

Portal Catarinas

Veículo de jornalismo independente, o Portal Catarinas é sediado em Florianópolis (SC) desde 2016 e oferece um serviço de informação de acesso aberto e gratuito. A equipe desenvolve jornalismo de causa, com atuação feminista e antirracista no âmbito da afirmação dos direitos humanos e direitos fundamentais para a garantia de uma sociedade mais justa, democrática e plural.

Conheça mais sobre a história.

Em 2023, o portal foi reconhecido com honrarias na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Em setembro, foi concedida uma Moção de Reconhecimento, por meio do mandato da vereadora Luciana Boiteux (PSOL), em reconhecimento à atuação no trabalho jornalístico de impacto na garantia do direito ao aborto.

Em novembro, foi homenageado com uma Moção de Reconhecimento e Louvor pela Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio, por meio da vereadora Monica Cunha (PSOL), pelo comprometimento em promover uma comunicação alternativa e antirracista.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas