Plataforma multimídia reúne mais de 5 mil mulheres compositoras (Foto: Divulgação)

Donne: conheça a plataforma musical que reúne mais de 5 mil compositoras

Postado em 14/12/2020, 12:19

Criado por uma brasileira, o programa reúne desde compositoras pré-medievais até cantoras-compositoras do Século XXI.

Alguém, digo-lhes, em outro momento, vai se lembrar de nós. Somos oprimidas pelo medo do esquecimento”. SAPPHO (c. 630-c.570 AC)

Sappho foi uma célebre poetisa grega da ilha de Lesbos. Conhecida por sua poesia escrita para ser cantada ao som da lira, a maioria das composições foi perdida e ela foi invisibilizada pela história. Sappho é a personificação do que ainda acontece atualmente: o patriarcado musical. Com intuito de dar visibilidade às mulheres na música, a Donne – Women in Music ganha funcionalidades inovadoras com o lançamento de uma nova plataforma virtual.

O programa reúne desde compositoras pré-medievais até cantoras-compositoras do século 21. As/os usuárias/os podem pesquisar com a combinação de diferentes parâmetros como período, gênero musical, localização, nacionalidade, identidade étnica, sexual ou de gênero.

Além de informação, a plataforma oferece música e material musical educativo com vídeos, séries de entrevistas e um blog, que promove e celebra compositoras ao longo de todo o ano. Por lá é possível ouvir o podcast Donne Talks que traz inspiração e debates sobre a urgência em tornar a indústria musical mais igualitária.

“Atualmente, concertos e estações de rádio apresentam mais de 90% das obras compostas por homens brancos, o que acaba por desencorajar artistas. Assim, o ciclo desigual se perpetua e a audiência, que é o ponto final deste processo, nunca tem a chance de ouvir música de qualidade feita por mulheres sendo executada ou gravada”, diz a criadora do projeto, Gabriela Di Laccio, brasileira radicada em Londres.

A brasileira Gabriella Di Laccio é a criadora da plataforma musical ‘Donne – Women in Music’. (Foto: Divulgação)

Desenvolvida em 2018, a Donne – Women in Music é a concretização da luta por ampliação dos espaços dedicados às mulheres compositoras. “Com a indústria musical ameaçada pela pandemia, será que corremos o risco de recuar na luta pela igualdade e diversidade? Com muito mais conteúdo disponível online, devemos ver este momento extraordinário como uma oportunidade”, declara Laccio.

Cada detalhe do projeto é pensado como uma forma de incluir mais mulheres e de causar um impacto mais positivo. Por isso, mais do que uma forma de divulgação, a Donne também financia gravações de composições de mulheres, transmitindo concertos online e conectando a comunidade global de mulheres na música através das redes sociais.

Pouco se sabe sobre a vida da poeta e compositora Sappho já que suas obras foram apagadas. (Foto: reprodução)

Para existir, a plataforma conta com financiamento de corporações, da indústria musical e do público em geral. As doações podem ser de qualquer tamanho e vão diretamente para o apoio das iniciativas da plataforma.

Tags: , , , , ,