O Portal Catarinas promove na próxima terça-feira, 29 de novembro, às 19 horas, a live “Como se defender das censuras ao debate de gênero, sexualidade e raça nas escolas?”. A transmissão será pelo canal no YouTube do Portal Catarinas e terá a presença de especialistas na área.

A live faz parte do especial Gênero na Escola, desenvolvido pelo Portal em parceria com o Synergía – Iniciativas para os Direitos Humanos, que consiste em uma ação estratégica em defesa de uma educação que promova a igualdade de direitos e combata qualquer forma de discriminação.

Participam da live Lígia Ziggiotti, doutora em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidenta interina da Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos de LGBTI (Anajudh LGBTI+); Marlene de Fáveri, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora aposentada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e escritora; e Renata Aquino, mestre em História e Historiografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e integrante do Professores Contra a Escola Sem Partido. A mediação é de Fernanda Pessoa, jornalista do Catarinas e autora da série de três reportagens que também compõem o especial Gênero na Escola.

O especial vem sendo produzido desde o início do ano. Em agosto, foram publicadas três reportagens aprofundadas sobre o tema, assim como um vídeo didático explicando a inconstitucionalidade das perseguições e as estratégias de defesa caso um docente sofra alguma forma de cerceamento. Em outubro, a cartilha “Como defender-se das censuras ao debate de gênero, sexualidade e raça nas escolas?” foi lançada.

Os materiais produzidos pelo Catarinas têm o objetivo de trazer ao debate e possibilitar o conhecimento das defesas jurídicas por parte das e dos profissionais da educação sobre como se defender de acusações de “doutrinação” de estudantes por meio da “ideologia de gênero”, termo utilizado para incitar pânico moral sobre temas sensíveis na sociedade, além de assuntos relacionados.

Serviço live

O que: Live “Como se defender das censuras ao debate de gênero, sexualidade e raça nas escolas?”.

Quando: 29 de novembro, às 19 horas.

Onde: Canal no YouTube do Catarinas.

Clique aqui para acessar as três reportagens, o vídeo e a cartilha do especial Gênero na Escola

Portal Catarinas

Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.

Últimas