O Portal Catarinas lança neste 9 de junho, a segunda temporada do podcast Alimentação Ancestral: Comida Mbyá-Guarani. Os três episódios se concentram na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina, e abordam as relações entre comida, modo de vida, território e outros aspectos que envolvem a culinária tradicional dessa população. O podcast faz parte do “Alimentação ancestral: identidade cultural e mitologia na comida Mbyá-Guarani”, projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
A temporada conta com entrevistas de Kerexu Yxapyry, secretária de direitos ambientais e territoriais indígenas do Ministério dos Povos Indígenas; Kennedy Karai, liderança indígena e professor; Lucia Benites, Tereza Brizola, ambas mulheres indígenas Mbyá-Guarani; e Julio Mariano, rezador da comunidade. No podcast, os entrevistados compartilham seus saberes sobre os princípios que orientam toda a alimentação Mbyá-Guarani. Desde a mitologia do avaxi (milho considerado o “mestre das sementes”), passando pelos rituais realizados na aldeia, os ensinamentos dos guardiões da floresta e o respeito aos ciclos de reprodução da natureza.
Além disso, no quadro “Caminho das sementes”, a/o ouvinte também irá conhecer a origem de alguns alimentos citados durante as entrevistas. Começando pelo milho, protagonista da maioria das receitas da comunidade.
O primeiro episódio, já disponível no Spotify e no Youtube com audiodescrição, fala sobre nhanderekó, o sistema de vida Guarani:
Leia mais
- Cuidar de quem cuida: as propostas de Marina Wirna para Blumenau
- Nandja Xokleng para vereadora: nunca mais uma Blumenau sem nós
- Ilha Invisível: podcast conta história dos impactos da construção de rodovia em Florianópolis
- Paternidade trans: conheça a história de Léo Medeiros
- Capacitismo e aprendizado entre gerações: Marcelo Zig fala sobre ser um pai com deficiência
“nhanderekó para nós é um sistema de vida, e para esse sistema de vida funcionar tem que estar tudo interligado. Pra nós não vale a pena eu, assim como o alimento, vou falar assim, não vale a pena eu estar investindo em algo, fazendo algo que eu não sei a qualidade dele, a origem dele, qual é o nutriente e o benefício que isso está trazendo para mim também. Porque para nós tudo é uma troca.”, explica Kerexu Yxapyry.
Os próximos episódios irão se aprofundar no nhemongaraí, ritual realizado para que as crianças da aldeia ouçam seu nome verdadeiro pela primeira vez, e na defesa do território para a sobrevivência da população indígena. Os episódios serão lançados ao longo do mês de junho.
Confira a audiodescrição
Acompanhe
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/show/3Ezq569FcVxoIXkW9lX3dD
Site: https://catarinas.info/
Instagram: https://www.instagram.com/portalcatarinas/
Twitter: https://twitter.com/PortalCatarinas
Facebook: https://www.facebook.com/portalcatarinas
Assine nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre jornalismo feminista
Expediente
Locução: Inara Fonseca e Kelly Ribeiro
Roteiro e pesquisa: Kelly Ribeiro
Edição do roteiro: Inara Fonseca
Entrevistas: Fernanda Pessoa
Identidade sonora, montagem e edição dos áudios: Jaqueline Padilha
Produtora Executiva: Paula Guimarães
Identidade visual: Rafaela Coelho