A jornalista Paula Guimarães, co-fundadora e diretora executiva do Portal Catarinas, é finalista da categoria “jornalismo impresso e online” na 17ª edição do Troféu Mulher Imprensa. Esse é o único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras, através da votação popular. Em 2022, Guimarães foi finalista na categoria “revelação”.

“Esse tipo de reconhecimento é muito importante para o Portal Catarinas e, para mim, enquanto profissional jornalista que atua na direção executiva da organização, porque dá mais legitimidade à nossa atuação diante da perseguição e tentativa de censura que tem sido imposta ao nosso trabalho por grupos de extrema direita”, destaca a co-fundadora do portal. 

Também concorrem na categoria “jornalismo impresso e online”, Fabiana Moraes e Nayara Felizardo, ambas do The Intercept Brasil, Juliana Dal Piva, da Folha de São Paulo e UOL e Fabíola Cidral, da UOL. “Ser finalista ao lado dessas profissionais que tanto admiro por atuarem em defesa dos direitos humanos é uma honra, mostra que estamos sendo reconhecidas pelo trabalho que fazemos, especialmente em relação à cobertura sobre direito ao aborto”, descreve Guimarães.

Entre os trabalhos recentes da jornalista do Catarinas está a reportagem que revela como uma juíza nomeou uma curadora de feto em negação ao direito ao aborto de uma criança estuprada repetidas vezes e grávida pela segunda vez no Piauí. Também, uma reportagem que expõe a perseguição contra agentes da guarda municipal de Americanas (SP) que denunciaram crimes de assédio no órgão. Além disso, realiza a cobertura dos desdobramentos do caso da menina de Santa Catarina, persuadida por uma juíza a desistir do aborto legal. A reportagem original, co-assinada por Guimarães, foi finalista do Prêmio Gabo, a maior premiação do jornalismo ibero-americano.

Para votar no Troféu Mulher Imprensa, é só acessar o site (clique aqui), preencher o formulário com nome, e-mail, profissão, cidade e estado, e clicar em “enviar voto”. Atenção: será enviado uma mensagem para o e-mail para confirmar a votação. O voto só é válido após essa confirmação. Cada pessoa pode votar uma vez.

“Como o resultado depende da votação popular, peço que votem e façam campanha para que a gente chegue lá e leve o nosso nome à final do Troféu Mulher Imprensa”, estimula Guimarães.

O Portal Catarinas foi criado em 2016 por iniciativa das jornalistas Paula Guimarães e Clarissa Peixoto, ex-colegas da faculdade de Jornalismo, e da cientista social Kelly Vieira. Veículo de jornalismo independente, constituído legalmente como uma organização sem fins lucrativos, é sediado em Florianópolis (SC) e realiza cobertura em nível local, nacional e internacional. Desenvolve jornalismo de causa, com atuação feminista e antirracista no âmbito da afirmação dos direitos humanos e direitos fundamentais para a garantia de uma sociedade mais justa, democrática e plural.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas