Tudo sobre o mais importante encontro feminista da América Latina

Postado em 20/11/2017, 17:20

A edição 72 do programa semanal de rádio Nunca en Domingo traz conteúdo especial sobre o XIV Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe (#14EFLAC), que acontece entre 23 e 25 de novembro no parque Rural del Prado, em Montevidéu, no Uruguai. Catarinas estará presente para compartilhar com as brasileiras a atmosfera e os principais momentos do mais importante encontro feminista da América Latina.

:: Leia também :: Montevidéu sedia o 14 Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe::

A programação do 14º Eflac se divide em dez eixos temáticos: Corpos, subjetividade e direitos; Racismo e discriminação; Violências Urbanas; Desafios e perspectivas da economia feminista; Democracia, estado laico e fundamentalismo; Os nomes dos feminismos; Guerras e resistência coletiva; Violência de gênero; Autocuidado, proteção e bem viver feminista; Autonomia e poder. A violência que mata mulheres em todo o mundo é tema integrado a toda a programação. O encontro encerra com uma marcha que contará com a presença de Minou Tavares Mirabal, filha e sobrinha das irmãs Mirabal, assassinadas pela ditadura da República Dominicana. O extermínio das chamadas “Las Mariposas”, Minerva, Maria Teresa e Patria Mirabal pelo governo de Rafael Leónidas Trujillo de Molina em 25 de novembro de 1960 inspirou a criação do Dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher, data proposta e aprovada durante o primeiro Eflac, realizado em Bogotá, na Colômbia, em 1981.

O programa Nunca en Domingo é produzido pelo coletivo uruguaio Cotidiano Mujer, que faz parte da organização do 14º Eflac, e retransmitido pelo Portal Catarinas. A trilha da 72ª edição é “Antipatriarca”, da franco-chilena Ana Tijoux.

Ouça!

Tags: