Imagem: arte da campanha

#DiaDeDoar: Jornalismo independente se une em campanha de financiamento

Postado em 26/11/2021, 9:17

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade.

Produzir e distribuir jornalismo de qualidade em redes digitais depende de financiamento. E para encurtar a distância entre quem pode contribuir financeiramente e quem precisa desses recursos para fazer jornalismo no Brasil, 26 organizações de todas as regiões do País estão unidas, pelo segundo ano, em campanha no Dia de Doar, comemorado em 30 de novembro. A data é mundial e tem como objetivo estimular a generosidade e inspirar pessoas a doar para aquilo o que elas acreditam.

Clique e apoie o Catarinas aqui.

A parceria das organizações, articulada pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), começa neste 26 de novembro e segue até 4 de dezembro. O Catarinas se integra nessa frente junto à Agência Envolverde, Agência Mural, Agência Pública, Alma Preta, Amazônia Real, Aos Fatos, AzMina, data_labe, Eco Nordeste, Énois Laboratório de Jornalismo, Fauna News, Gênero e Número, O Joio e O Trigo, Jornal Metamorfose, Manual do Usuário, Marco Zero Conteúdo, Matinal Jornalismo, Nonada Jornalismo, Nós, mulheres da periferia, ((o))eco, Periferia em Movimento, Portal Catarinas, Ponte Jornalismo, Quatro Cinco Um, Saiba Mais e Sul21.

As ações para estimular doações serão feitas nos perfis de redes sociais das organizações de Jornalismo, sempre usando a hashtag #diadedoar. A ideia é motivar os consumidores do conteúdo a, também, contribuir financeiramente para que o trabalho dessas organizações continue e seja ampliado.

Em comum, essas instituições têm o foco na fiscalização do poder público, pluralidade editorial e trabalham para defender a democracia – que está sendo tão ameaçada por uma enxurrada de desinformação. O apoio financeiro a esse trabalho é um posicionamento em defesa do Jornalismo, um dos pilares da democracia.

No ano passado, a ação envolveu 18 organizações de jornalismo independente na iniciativa até então inédita. Assim nasceu o Dia de Doar para o Jornalismo. Criado no Brasil em 2013 e inspirado no Dia de Ação de Graças estadunidense, o Dia de Doar reúne esforços de associações de diversas frentes, visando garantir a continuidade de suas ações de defesa de populações vulneráveis, do meio ambiente e dos direitos humanos.

Você pode e deve fazer a diferença

Você deve estar se perguntando o que tem a ver com isso. A resposta é simples: tudo. Você pode fazer a diferença ao apoiar as organizações envolvidas no Dia de Doar para o Jornalismo para que sigam resistindo e atuando nos mais diversos setores da sociedade, informando realidades múltiplas, questionando e denunciando malfeitos, registrando a história e a memória de diferentes grupos sociais e criando pontes com os mais diversos públicos. Você pode ser um ator nesta luta contra a desinformação e a favor da democracia e de um jornalismo que atue como serviço público.

O Jornalismo Independente está voltado para o combate à desinformação, à denúncia de desmandos dos poderosos e crimes contra as populações e territórios mais vulneráveis em um compromisso firme em se manter como um serviço público acessível a todos. Este Jornalismo vive sob ataque de diferentes atores que não desejam que seus crimes, privilégios, desmandos e ações ilegais sejam expostos pela imprensa. A democracia se faz com uma imprensa plural, acessível, livre e independente de fato e não apenas em um discurso bonito.

Ao longo dos próximos dias, vamos apresentar a você cada organização de mídia envolvida no Dia de Doar para o Jornalismo, suas formas de financiamento, seus impactos na sociedade e como você pode ajudá-las, sobretudo em termos financeiros. O Portal Catarinas te convida a se unir em prol da liberdade de imprensa e por um jornalismo plural, democrático e acessível.

Conheça todas as organizações da campanha.

Tags: ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas