Projeto financia publicação de reportagem sobre transporte coletivo no Morro da Cruz

Postado em 29/04/2017, 9:16

Os primeiros ônibus começaram a circular em Florianópolis ainda na década de 20, mas só chegaram ao Maciço do Morro da Cruz em 1993, depois de muita mobilização dos moradores e moradoras. A demora no acesso ao transporte é um exemplo de como a comunidade, formada com a expulsão da população mais pobre da região central da cidade, é esquecida pelos governantes. Em tempos de luta coletiva, a jornalista Priscila dos Anjos resgatou a história da implantação de ônibus nas comunidades do Morro do Maciço da Cruz e lançou financiamento coletivo para a impressão do conteúdo.

A reportagem  “Próxima Parada: Monte Serrat – O itinerário da recente história do Transporte Coletivo na comunidade na comunidade mais populosa do Maciço Morro da Cruz” é fruto do trabalho de conclusão de Priscila no curso de Jornalismo e já foi publicada no site do Coletivo de Mídia Independente Maruim em 2016 em formato multimídia. Agora, a intenção é levar a história até a população do Monte Serrat, a primeira comunidade a receber linha de ônibus no Maciço do Morro da Cruz.

O material de 24 páginas de texto, com gráficos e fotos, foi produzido pelos designers Luccas Coelho e Jefferson Maier. Os idealizadores lançaram uma campanha de financiamento para viabilizar a impressão da reportagem e distribuir a versão impressa na comunidade, já que nem todos os moradores das regiões periféricas da cidade tem acesso à internet. “Infelizmente, a juventude e as crianças não tem noção do que foi feito para garantir algo que já existia há décadas noutras regiões da cidade. Fazer esse resgate e mostrar a força que tem uma comunidade unida são algumas das motivações que nos leva a entrar de cabeça nesse financiamento coletivo”, explica Priscila.

A campanha busca arrecadar a quantia necessária para imprimir 10 mil cópias da reportagem. Para garantir a tiragem, será preciso arrecadar cerca de R$ 5.400. A depender da arrecadação, a distribuição do material impresso poderá ser ampliada.

Como contribuir:

  • Transferências e depósitos

Priscila O. dos Anjos
CPF: 090.843.419-70
Banco do Brasil
Agência: 3047-3
Conta: 17.476-9

  • Pontos de coleta (whatts e cel):

Centro/estreito/capoeiras – Priscila (99646-4174)
Carvoeira/UFSC – Luccas (99961-7610)
Trindade/UDESC – Jeff (47 99660-6620)

Leia também:
Monte Serrat e o transporte público: sobre corpos deteriorados pelo cansaço