Portal Catarinas e o desafio da sustentabilidade

Postado em 05/08/2016, 17:55

O jornalismo em perspectiva de gênero, especialidade jornalística em que o Portal Catarinas aposta, tem se mostrado uma demanda social. Na busca por informação de qualidade, checagem de dados e acuidade de fontes, as pessoas demonstram a necessidade de produção de conteúdo que prime pela contextualização, pela pluralidade de ideias e pelos dados analisados de forma crítica e independente. Longe da imparcialidade – tão questionada em nossos dias – mas sempre na pista da verdade factual e das mais amplas visões sobre o fato.

O lançamento do portal mobilizou uma série de agentes que se interessam não apenas em consumir jornalismo especializado, mas em apoiar o jornalismo enquanto direito, assim como estimular a amplificação do debate sobre gênero e direitos humanos das mulheres. A sinergia do encontro da última quinta-feira (28) demonstrou que mais do que conhecer a proposta editorial de Catarinas, as pessoas queriam interagir, encontrar-se, refletir coletivamente.

Diante desse cenário, os desafios se tornaram ainda maiores para a nossa equipe. Fazer jornalismo profissional e especializado requer mais do que desejo: é preciso tempo, recursos humanos e materiais. Desta forma, nosso coletivo se empenha hoje na construção de estratégias que permitam a sustentabilidade do portal. Essa tem sido uma tarefa contínua para muitxs de nós que buscamos novas formas de manter o jornalismo independente, o que inclui sensibilizar a sociedade para a ideia de que o conteúdo financiado por leitorxs permite a independência editorial do veículo.

Com o findar de julho, encerramos uma etapa, iniciada na campanha de financiamento coletivo através do Catarse, com o lançamento do Portal Catarinas. Parte das chamadas recompensas, a primeira reportagem sobre o aborto será lançada ainda no mês de agosto, com o envio de sua versão em podcast. Agora, entramos em uma segunda fase de trabalho, em que buscamos apoios para manter essa plataforma de conteúdo, há uma semana em rede.

O portal abrigará nos próximos dias um ambiente para o Leilão Virtual Catarinas, marca de nossa campanha de crowdfunding, em que diversxs artistas nos doaram obras de arte e livros para arrecadarmos fundos. Neste espaço, nossxs leitorxs poderão conhecer as obras, xs autorxs e adquirir peças. Outrxs artistas que desejarem contribuir com o portal e divulgar o seu trabalho também podem fazer parte deste espaço em que unimos arte e jornalismo.

Além disso, estamos em estágio de desenvolvimento do nosso Clube de Assinaturas Catarinas. Nossa proposta é trabalhar com cotas mensais para assinantes e produzir a revista impressa com versão digital, SOMOS MUITAS, que terá conteúdo exclusivo, em que trataremos de jornalismo, arte e cultura em perspectiva de gênero.

Contamos com o apoio, as sugestões e as críticas de cada uma e cada um que acreditam no papel do jornalismo independente e na sua importância para o nosso tempo. Apoie Catarinas!