O Portal Catarinas lança nesta quinta-feira (29), Féministas: evangélicas por um futuro democrático e amoroso, terceira temporada do podcast Narrando Utopias. A produção aborda em três episódios as teologias negra, feminista e queer, a partir das experiências de fé de seis mulheres negras, evangélicas e feministas. 

Foram entrevistadas a reverenda Alexya Salvador, a teóloga Lilian Conceição, a pastora Fabíola Oliveira, as evangélicas Elis Lages, Anicely Santos e Simony dos Anjos, todas integrantes da Rede de Mulheres Negras Evangélicas. A organização fez a consultoria desta temporada que conta também com a parceria do Prosa, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Também participam a reverenda Ana Ester, a pastora Odja Barros e Jamile Godoy, da Católicas pelo Direito de Decidir. No quadro “Revendo as Escrituras”, pensado especialmente para esta temporada, elas compartilham outras interpretações sobre trechos bíblicos que costumam ser compartilhados pelo viés do machismo, da homofobia e do racismo.

Neste primeiro episódio, já disponível nas plataformas digitais, as entrevistadas falam sobre ancestralidade, pertencimento e “enegrecer o sagrado” através dos caminhos apresentados pela teologia negra. Elas comentam sobre recuperar a negritude de Jesus e olhar a Bíblia de maneira racializada, frente às leituras eurocêntricas e racistas feitas dos textos sagrados.

“A teologia negra é a nossa principal fonte, sobretudo, porque é na teologia negra que a gente faz a discussão da ancestralidade. Esse lugar de reconhecimento daquilo que nos forja, daquilo que nos precede. Jogando luz sobre algumas perspectivas filosóficas africanas balizadoras do nosso pensamento”, explica Fabíola Oliveira. 

Assim como nas temporadas anteriores, o objetivo do Narrando Utopias é esperançar, unir-se com outras pessoas para ajudar a construir no presente o futuro ético e justo que sonhamos para todas, todes e todos. Desta vez, ouvindo mulheres que estão na disputa por novas possibilidades de espiritualidade e que atuam pela construção de um futuro com base no bem viver, na soberania popular e no Estado Democrático de Direitos.

A nova temporada faz parte do projeto Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores.

Confira a audiodescrição do episódio:

Assine nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre jornalismo feminista

Portal Catarinas

Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.

Últimas