A vitória de Gean Loureiro (PMDB) à prefeitura da capital de Santa Catarina, com uma diferença de 1.153 votos, foi a mais apertada entre todas as capitais do país. O candidato da coligação “Um novo olhar para Florianópolis” (PMDB/PSDB/DEM/PDT/PRB/PRTB/PSC/PTB/PTN/SD/PR/PRP/PPS/PPL/PTC) levou 111.943 votos, contra 110.790 da ex-prefeita Angela Amin (PP), coligação “Pelo Bem de Florianópolis” (PP/PSD). Gean recebeu 50,26% dos votos válidos enquanto Angela teve 49,74%. Mais de 90 mil eleitorxs não escolheram candidato/a ou não votaram: 10.358 brancos (3,91%),  31.988 nulos (12,07%) e 51.181 abstenções (16,18%).

Gean Loureiro foi um dos candidatos que respondeu ao questionário proposto pelo Portal Catarinas, no primeiro turno, para conhecer as propostas com ênfase nas políticas públicas de equidade e que contemplem as mulheres. Angela Albino, Elson Pereira e Murilo Flores também responderam à entrevista padrão. O então candidato – agora eleito – se comprometeu com o fortalecimento da Coordenadoria da Mulher, a inclusão do debate sobre questões de gênero nas escolas municipais e uma política de redução da violência contra a mulher e empoderamento feminino, entre outras ações. A entrevista é um documento que pode ser acionado pela sociedade para cobrar ações propostas pelo político em campanha.

Acesse aqui a entrevista:

A plataforma do candidato Gean Loureiro para as mulheres

Gean Loureiro tem 44 anos e nasceu em Florianópolis. É formado em direito e administração e também mestre em engenharia de produção e doutorando em engenharia do conhecimento.

Essa é a segunda vez que o político disputa a prefeitura da capital catarinense. A primeira foi em 2012, quando conquistou 27,37% dos votos e foi para o segundo turno com Cesar Souza Júnior (PSD). Na época, conseguiu 47,36% dos votos, enquanto o adversário – atual prefeito – recebeu 52,64%.

Loureiro foi eleito vereador aos 19 anos, sendo o mais jovem eleito para o cargo na cidade. Foram cinco mandatos seguidos de vereador antes de se candidatar – e ser eleito – como deputado federal, em 2010. Em 2014, foi eleito deputado estadual.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Palavras-chave:

Últimas