Cirene Cândido (13456) é candidata pelo PT para a Câmara de Vereadoras/es de Florianópolis/ Imagem: divulgação

“Mulher negra no espaço de decisão” Entrevista com a candidata Cirene Cândido

Postado em 14/11/2020, 11:18

Às vésperas das eleições municipais, convidamos as candidatas e candidaturas coletivas comprometidas com a pauta dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero em Santa Catarina para contarem ao Portal Catarinas sobre suas trajetórias e propostas.

Ocupar os espaços de decisão é uma forma de contribuir decisivamente para as mudanças sociais, atuando em prol da construção de novas leis. Com o apoio dos movimentos sociais e feministas as mulheres candidatas pretendem atuar de maneira a melhorar a vida da população por meio de uma percepção coletiva da realidade.

Vamos conhecer Cirene Cândido (13456), candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à Câmara de Vereadoras/es de Florianópolis (SC).

PORTAL CATARINAS – Conte um pouco sobre sua trajetória de vida/militância e quais motivações a levaram a disputar essas eleições.
Cirene Cândido: Atuo nos bastidores da política há mais de 20 anos, movimentos sociais e feminista, defendendo o direito da mulher negra ocupar os espaços de decisão.

PORTAL CATARINAS – Você tem conseguido verba para a campanha? Como são divididos os fundos eleitoral e partidário entre as candidatas? Você recebeu apoio e recursos do seu partido?
Cirene Cândido: Sim, no entanto, acredito ser necessário maior transparência no processo de distribuição.

PORTAL CATARINAS – Quais as principais questões a superar hoje em relação à desigualdade entre homens e mulheres? E quais suas propostas para isso na câmara municipal?
Cirene Cândido: Respeito. Oportunizar maiores condições de trabalho e apoio financeiro para a mulher.

PORTAL CATARINAS – Quais os principais temas a serem debatidos, hoje, no município para o qual se candidatou vereadora? Quais propostas apresenta para pautá-los?
Cirene Cândido: A ausência de política pública do governo federal e o Coronavírus, que se alinham com as mesmas condições de abandono do prefeito Gean, aumentando a população em situação de rua, o desemprego. Acredito ser necessário fazer defesa da moeda social , para garantir dignidade e independência financeira às comunidades, principalmente para as mulheres que são as mais atingidas pela ausência de política pública, o restaurante popular, pois com alimentação saudável e preço justo será toda a população beneficiada, inclusive com alimentos oriundos da agricultura familiar.

PORTAL CATARINAS – Como pretende atender as diferentes especificidades das mulheres, contemplando em seus projetos as mulheres negras, indígenas, lésbicas e mulheres trans?
Cirene Cândido: Ouvi-las, pois a vereadora tem que legislar a partir de sua “escuta social “, para legitimar sua atuação como representante do povo.

Cirene Cândido (13456), candidata pelo PT em Florianópolis/ Foto: arquivo pessoal

PORTAL CATARINAS – Enquanto uma candidata feminista, como pretende atuar de forma a enfrentar os discursos reacionários que não admitem que as mulheres tenham autonomia plena sobre seus corpos, que acreditam na existência de uma “ideologia de gênero” e que comprometem a implementação de políticas públicas, principalmente na área da educação, voltadas a equidade de gênero?
Cirene Cândido: Apoiando e sendo apoiada nos movimentos sociais e culturais de onde venho, buscando o fortalecimento da mandata e também desses movimentos feministas. Ressalto a importância da busca do amparo de leis ou (criá-las, se necessário), que garanta nossas existências, liberdade. É o exercício da democracia.

PORTAL CATARINAS – Santa Catarina é o primeiro estado do País em taxa de tentativa de estupro, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020. De acordo com o mesmo relatório, em 2019, o estado ocupou a terceira posição em taxa de lesão corporal dolosa contra mulheres no ambiente doméstico. Como você pretende atuar para a redução da violência contra as mulheres em seu município de SC?
Cirene Cândido: Delegacia da mulher com profissionais femininas, que atuem para o cumprimento da lei. Casas de acolhida às vítimas de violência e seus familiares. Rede de proteção envolvendo diversos órgãos do governo (conselho tutelar, saúde, educação, delegacia de polícia da mulher, serviços de assistência social.

PORTAL CATARINAS – A sua plataforma política prevê o incentivo à participação da sociedade na discussão e elaboração de políticas públicas. De que forma?
Cirene Cândido: Orçamento participativo, onde a população decide o que fará.

PORTAL CATARINAS – De que forma você tem feito sua campanha neste período de pandemia? Que estratégias têm adotado para se comunicar com a sociedade?
Cirene Cândido: Redes sociais.

Tags: , , , , , ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas