Escaladas: O jornalismo esportivo sob o olhar feminino

Postado em 25/01/2018, 18:56

O documentário “Escaladas: O jornalismo esportivo sob o olhar feminino”, de Amanda Ferronato, é resultado de um trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

​A produção que reuniu 11 jornalistas esportivas documenta a inserção na mulher na editoria de esportes. Nessa trajetória, onde desafios e julgamentos são constantes, pelo simples motivo de serem mulheres, elas mostram que com determinação e coragem esse espaço, por direito, também deve ser ocupado por elas. Conduzido por uma narrativa que busca romper com estereótipos e tendo em vista a (des)construção das formas de preconceito e machismo, o documentário é também um instrumento de luta na busca constante pela igualdade de gêneros nas redações esportivas.

“Meu desejo sempre foi trabalhar com o futebol, e desde então cresci rodeada de comentários machistas e sexistas sobre o espaço que gostaria de ocupar: a editoria esportiva. Em dezembro de 2017 concluí a graduação em jornalismo, e  resolvi aliar o futebol + gênero + jornalismo + cinema como meu TCC. Disso tudo esse documentário audiovisual que busca romper com estereótipos e (pre)conceitos criados a partir da figura feminina no jornalismo esportivo”, relata Amanda.