Semana Cultural da Escola Indígena Itaty do Morro dos Cavalos compartilha conhecimentos sobre o modo de vida Mbyá Guarani
Nesta segunda-feira (10), começa a Semana Cultural da Escola Indígena Itaty da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O evento, organizado há mais de dez anos, faz parte da mobilização do Abril Indígena. A programação desta edição está repleta de atividades – cantos, danças, palestras –, desenvolvidas a partir do tema Mba’eve nhande régua, nhande reve’Ỹ (Nada sobre nós, sem nós).
Leia mais
- Catarinas inicia oficinas de audiovisual na Terra Indígena Morro dos Cavalos
- Indígenas de SC resistem em defesa do território ancestral Ibirama-Laklãnõ
- Filmes para debater o aborto que você pode assistir em streamings
- Curitiba recebe 9ª Marcha do Orgulho Crespo em celebração à identidade negra
- Ariane Leitão e a busca por justiça: ex-assessor do PT se torna réu por estupro
“Sofremos muito preconceito durante o processo de demarcação até a homologação, vivemos momentos tensos com nossa comunidade. Muitas pessoas falavam que não éramos indígenas, que éramos do Paraguai, outros falavam que os indígenas que viviam aqui nem tinham mais sua cultura. A semana cultural foi uma forma de contar nossas histórias, com ela mostramos nossa vida, compartilhamos nossos conhecimentos ancestrais, nossa culinária. É uma forma de reflorestar a mente”, explica a professora Ara Yvyju Mirim, também conhecida como Eliziane Antunes.
A participação é aberta ao público, mas o foco principal é receber turmas de escolas não indígenas. “Para nós é importante para fortalecimento de nossa existência, que possamos contar nossa verdadeira história, por esse motivo convidamos escolas não indígenas para participar e conhecer nossas histórias, lutas e cultura”, afirma a professora.
As inscrições podem ser realizadas de três maneiras: pelo whatsapp 48 98871-9418, pelo telefone da escola 48 36657596, em horário comercial e pela página Conexão Itaty, no Facebook.
A Semana Cultural segue até sábado (15).