Espetáculo traz reflexões presentes no livro Mulheres que correm com os lobos/Foto: Matheus Groszewica

Game Over, espetáculo debate feminismo e machismo no mundo virtual

Postado em 12/09/2019, 17:29

O espetáculo Game Over, que será realizado na próxima sexta (13) e sábado (14), às 20h, é uma das atrações da 2ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa, projeto que busca dialogar, principalmente, com os adolescentes. O Ocupação Itajaí Criativa é realizado, justamente, no mês de prevenção ao suicídio, que, segundo Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aumentou 24% entre os adolescentes no Brasil. A programação gratuita traz para reflexão e discussão assuntos atuais e importantes. Em Game Over, por exemplo, os temas em pauta são relacionados ao feminismo e ao machismo dentro do mundo virtual, focando nos usuários dos jogos on-line. Interessadas/os devem estar no local uma hora antes para adquirir o seu ingresso.

Game over mostra a história de Sabrina Nyx, que em sua postagem diária nas redes apresenta jogos modernos ao público, e acaba sofrendo preconceito por ser uma menina. A partir da observação sobre relacionamentos em jogos on-line, o espetáculo busca em contos, mitos e arquétipos femininos recolhidos por Clarissa Pinkola Estés, autora do livro Mulheres que correm com os lobos, o contraponto para essa realidade, tentando entender as relações sexistas estruturais presentes em nossa sociedade.

Após o espetáculo, será realizada uma roda de conversa entre a equipe artística e o público sobre o processo de montagem do trabalho. Interessadas/os em participar podem confirmar presença no evento. Além do espetáculo, outros eventos estarão disponíveis ao público.

O projeto é uma realização da Téspis Cia. de Teatro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.

Foto: Matheus Groszewica

Ficha técnica:
Atuação e dramaturgia: Sabrina Antunes Francez
Textos: contos, mitos e arquétipos femininos recolhidos por Clarissa PinkolaEstés
Cenário: Denise da Luz e Max Reinert
Trilha sonora: LeonamNagel
Vídeos: Filipe dos Santos e Machelle François Turin
Fotografia, Operação técnica e assistente de produção: Matheus Groszewica
Iluminação: Max Reinert
Orientação de processo artístico e pedagógico: Denise da Luz
Assessoria de comunicação: Camila Gonçalves
Classificação etária: 14 anos

Serviço
O que: Espetáculo “GAME OVER”
Quando: Dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado), 20h
Onde: Itajaí Criativa – residência artística
Quanto: Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência no local.

 

 




Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas