oficinas-lgbtqia+

Oficinas de roteiro e editoração para o público LGBTQIA+ têm vagas gratuitas

Postado em 04/08/2021, 13:12

A ONG Estrela Guia oferece oficinas online de escrita de roteiro cinematográfico e editoração de livros direcionada ao público LGBTQIA+. 50% das vagas são para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e de outras minorias sociais.

A ação “Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIA+ Santa Catarina” oferecerá gratuitamente oficinas virtuais de escrita de roteiro para audiovisual e editoração, com a publicação de um livro contendo roteiros dos/as participantes. Serão destinadas 100% das vagas a pessoas autoidentificadas LGBTQIA+ residentes no estado de SC, sendo 50% dessas reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou oriundas de outras minorias sociais.

As oficinas buscam promover a capacitação profissional em escrita de roteiros e editoração e a publicação desses roteiros em livro para que vozes tradicionalmente excluídas adquiram potência, de forma que outras histórias e práticas sociais sejam contadas, registradas, visibilizadas e valorizadas no campo sociocultural.

A ação, realizada pela ONG catarinense Estrela Guia e que conta com o apoio do Fundo Nivea e da All Out, acontecerá em duas etapas: sete encontros da oficina de escrita para roteiros, em que serão abordados o potencial literário do roteiro para audiovisual e questões relativas ao cinema e às experiências LGBTQIA+; além de três encontros da oficina de diagramação e editoração de livros.

As inscrições estarão abertas de 29 de julho a 09 de agosto e contarão com uma ajuda de custo para os/as candidatos/as que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.

Sabe-se que as práticas sociais das populações LGBTQIA+ são continuamente invisibilizadas nas narrativas hegemônicas. Trata-se de populações perpassadas interseccionalmente por mecanismos de subjugação de gênero, raça, classe social, escolaridade etc., de modo que estão submetidas à exclusão e à precarização da vida em diversos aspectos. Assim, é preciso atentar para a situação altamente vulnerável a que esses grupos estão submetidos no Brasil – sobretudo no contexto atual de pandemia. Portanto, essa ação prevê a capacitação para o mercado de trabalho e o incentivo à produção cultural de pessoas LGBTQIA+, pretas, pardas, indígenas e de outros grupos marginalizados, de maneira a projetarem sua própria visibilidade.

SERVIÇO:

Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIA+ Santa Catarina

Inscrições: 29/07/2021 a 09/08/2021, neste link: https://forms.gle/K3ZFTFcJd8FDZyAu6

Anúncio dos/as selecionados/as: até 12/08/2021

Aulas online: 17/08 a 21/09/2021

Valor: gratuito, com ajuda de custo para candidatos/as em situação de vulnerabilidade econômica.

Contato: [email protected]

Instagram: @dosfilmeslgbtqiasc

Tags: ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas