As organizações articuladas pelo Futuro do Cuidado lançaram um edital para apoiar iniciativas de comunicação sobre aborto, com foco no enfrentamento ao estigma. As propostas devem abordar o tema de uma perspectiva positiva e dialogar com novos públicos, ou seja, que não sejam previamente apoiadores do direito.
Este ano, por conta das eleições municipais, o edital contou com uma etapa prévia obrigatória: o Webinário “Com ou sem eleições, precisamos falar sobre aborto”, realizado dia 29 de maio. O evento online contabilizou mais de 200 pessoas inscritas.
Cinco iniciativas serão apoiadas e elas terão 3 meses para executar seus projetos e apresentar a prestação de contas final. O valor de apoio é de R$12 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, preenchendo um formulário que deve ser enviado para o e-mail [email protected].
Serão consideradas na seleção reportagens investigativas em qualquer formato (impresso, online, TV, rádio e outros); e campanhas de comunicação em formatos variados, a serem veiculadas em mídia online (materiais sonoros, audiovisuais, séries de cards, conteúdo interativo, games, chatbots, etc) e mídia offline (lambe-lambes, murais, projeções, carros de som, materiais de artivismo, intervenções culturais, etc).
Leia mais
- Nem Presa, Nem Morta: concurso de Carnaval premia fantasias sobre aborto
- O legado de Marina Colasanti na literatura, jornalismo e história brasileira
- Meninas e adolescentes em desastres climáticos: vulnerabilidades agravadas pela crise
- Guia da Esperança e a luta por justiça reprodutiva e climática
- Viabilidade do feto a partir de 22 semanas: o que especialistas têm a dizer
Ao longo do período de execução, as pessoas selecionadas participarão de um espaço coletivo de criação e mentoria entre pares, realizado em encontros virtuais, e terão como propósito a troca de experiências políticas e de ativismo para o amadurecimento das propostas.
Podem participar organizações, coletivos, portais jornalísticos, repórteres freelancers, artistas, comunicadoras/es independentes. Não é necessário possuir CNPJ. Serão priorizadas na seleção propostas apresentadas por pessoas ou grupos compostos por: mulheres negras, indígenas, quilombolas e ribeirinhas, pessoas trans e/ou não-bináries e pessoas com deficiência; propostas que contemplem a acessibilidade do material para pessoas com deficiência; propostas realizadas por ou direcionadas às Regiões Norte e Centro-Oeste (exceto Distrito Federal); propostas que apresentem estratégias, formatos ou narrativas inovadoras para alcançar novos públicos.
Organização
Futuro do Cuidado é uma iniciativa colaborativa de Anis – Instituto de Bioética, Campanha Nem Presa Nem Morta, Cepia, Cfemea, Coletivo Margarida Alves, Grupo Curumim, Portal Catarinas e Rede Feminista de Saúde.
Serviço
O que: chamada para iniciativas de comunicação que abordem o aborto desejado, seguro e livre de estigma.
Período de inscrição: até 10 de junho.
Inscrição: formulário enviado para o e-mail [email protected].
Resultado: 25 de junho.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected].