Em “Mães: o pessoal é político” entrevistadas falam sobre maternidade, deficiência e como foram afetadas por políticas de cuidado centradas na família
Está no ar o segundo episódio do “Cuidar do Futuro”, nova temporada do podcast “Narrando Utopias”. Em “Mães: o pessoal é político”, Fernanda Vicari, Laureane Lima Costa, Mariana Rosa e Vitória Bernardes, todas mulheres com deficiência, narram como a figura materna aparece como a principal responsável pela sustentabilidade de suas vidas e a relação que isso tem com a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados das mulheres.
“Eu passei a vivenciar a deficiência em decorrência de uma arma de fogo, uma bala perdida, aos 16 anos de idade, onde eu passei a precisar de cuidado também, né, para a continuidade da minha vida. E vivenciei muito isso, da questão da minha mãe, que era mãe solo. Então quando acontece isso, quem é que ia cuidar de mim? Só podia ser ela”, conta Vitória.
Leia mais
- PEC 164 supera o PL 1904 em ataques aos direitos reprodutivos
- Aborto legal: o que é fato e o que é mito segundo a ciência e a lei
- Ilha Invisível: podcast conta história dos impactos da construção de rodovia em Florianópolis
- Paternidade trans: conheça a história de Léo Medeiros
- Capacitismo e aprendizado entre gerações: Marcelo Zig fala sobre ser um pai com deficiência
Além disso, Mariana e Vitória compartilham suas próprias experiências como mães, sob a perspectiva de uma sociedade pouco acolhedora com mães com deficiência. Inúmeros debates são levantados a partir desse maternar, como a falta de políticas públicas menos familistas e a urgência de uma rede de apoio que compartilhe o cuidado. Pontos também endossados por Fernanda e Laureane.
“Porque se a gente pensar: quem são as pessoas hoje que desempenham o cuidado no Brasil? O não remunerado, são as mulheres no geral. O cuidado que é mal remunerado são mulheres pobres e negras que realizam”, destaca Laureane.
O podcast “Cuidar do Futuro” é uma iniciativa de Puentes, com cinco episódios para imaginar um futuro feminista, interseccional e inspirador. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller.
No terceiro episódio, “Autonomia e Interdependência”, as entrevistadas contam como esses dois conceitos estão intimamente ligados à possibilidade de acesso a áreas como saúde e educação e ao direito de serem protagonistas da própria existência.
Confira o primeiro episódio, clicando aqui.
Esta temporada é fruto do “Mulheres Semeando Vida”, podcast lançado em agosto do ano passado com histórias de luta compartilhadas por mulheres indígenas e camponesas, guardiãs das sementes e das florestas.
A nova temporada faz parte do projeto Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores.