O #8Marielle em Blumenau (SC)

Postado em 10/03/2019, 10:48

Texto e fotos: colaboradoras da Batucada Feminista.

O dia 8 de Março é o Dia Internacional de Luta das (e pelas) Mulheres. Em tempos de retirada de direitos e aumento da violência contra as mulheres, esta luta se faz fortemente necessária. Contra a reforma da previdência, que afetará negativamente a vida das mulheres e como forma de enfrentamento ao feminicídio, fomos às ruas no Brasil inteiro. O ato público fez parte da Greve Internacional de Mulheres e aconteceu na praça Dr. Blumenau, no centro da cidade.

 

O grupo Batucada Feminista que organizou o encontro é um coletivo de mulheres militantes, feministas, anti-capitalistas e anti-racistas, que surgiu em 2003 como mais um instrumento de luta da Marcha Mundial das Mulheres, e, faz parte das ações contra a mercantilização do corpo e da vida das mulheres.


Feministas se reúnem na FURB
Na Universidade Regional de Blumenau (FURB) o dia foi marcado com uma roda de conversa sobre “Mulheres na Literatura” com a obra de Clarisse Lispector, Nísia Floresta, Chimamanda Ngozi Adichie e com o apoio dos olhares de Mia Couto. Ocorreu uma oficina de bordado feminista “Borde sua Luta!” organizado pelo grupo Desenvolvendo Artes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Em seguida aconteceu uma intervenção com a palhaça Dr.ª Sophia, PHD em Sabedoria.

Outro encontro organizado pela Cultura Furb foi o Universidade Aberta – Edição Especial Mulheres que promoveu uma discussão sobre o documentário premiado “Absorvendo o Tabu” com discussões e reflexões sobre violência física e simbólica que fazem parte do cotidiano das mulheres e também de ações de empoderamento feminino.

Fotos: Paula Sofia da Igreja/ Desenvolvendo Artes (PPGDR/FURB).

 

Programação Vivas, Livres e Resistentes
Os coletivos feministas organizaram um mês de atividades com o curso de formação em Medicina Placentária (Casa Piracema), orientação jurídica, ensaio geral da Batucada feminista e ato público, Dia da Mulher na Câmara de Vereadores, estreia do programa “Barulho Delas” na Rádio Fortaleza (Batucada Feminista), Cinema na Praça (Batucada Feminista), Roda: o que devo saber sobre o parto (Casa Piracema), Mitos e verdades sobre a gestação e nascimento, Cine Debate Fundação Cultural (Coletivo feminista Antonieta de Barros). Acompanhe a programação.

Esse material integra a cobertura colaborativa Catarinas do 8 de março.




Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas