Lélia Gonzalez, Bell Hooks e María Lugones/Imagem: mosaico Catarinas

Inscrições abertas para o curso “As Pensadoras”

Postado em 05/09/2020, 12:54

A Escola As Pensadoras (@aspensadorasoficial) oferece, a partir deste mês de setembro, um novo curso sobre o pensamento de mulheres intelectuais dos séculos 19 e 20. Angela Davis, Hannah Arendt, Maria Lugones, Nísia Floresta e Simone de Beauvoir são os nomes das pensadoras que dão corpo à segunda edição do curso “As Pensadoras”. O curso, coordenado pela professora dra. Rita Machado (UEA), acontece entre os dias 15 de setembro e 24 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro e podem ser feitas através do site da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. As aulas duram duas horas e são oferecidas via Google Meet.

Serão oferecidas três turmas, com encontros semanais aos sábados, terças ou quinta-feiras. As aulas de terça-feira serão das 18h30 às 20h30. As de quinta-feira das 8h30 às 10h30 e as de sábado das 16h30 às 18h30. São oferecidos certificados de 20 horas. São cobradas taxas de inscrição em duas modalidades: R$85 para estudantes e R$110 para profissionais. O nível deste curso é básico e introdutório.

A Escola As Pensadoras ainda oferece a oportunidade de uma aluna inscrita indicar uma colega para participar do curso sem pagar a taxa de inscrição. O único critério é que a indicada não tenha feito nenhum curso da escola. Basta enviar comprovante de pagamento de inscrição para [email protected], nome e contato da indicada. Esta promoção é válida entre 7 e 10 de setembro.

A professora Loiane Prado Verbicaro é a responsável por abrir os trabalhos deste curso, oferecendo a conferência “Neoliberalismo e a política antidemocrática no Ocidente a partir do pensamento de Wendy Brown”. A professora dra. Alice de Carvalho Lino Lecci é a responsável pelas aulas sobre Angela Davis e a professora dra. Viviane Bagiotto Botton (UERJ) sobre Maria Lugones. A professora dra. Rita Machado (UEA) quem dará aulas sobre Nísia Floresta e a professora dra. Cecília Pires, do GT Ética e Política da ANPOF, sobre Hannah Arendt. As aulas sobre Simone de Beauvoir ficam sob a responsabilidade da doutoranda (UFPEL) Beatris Seus.

O curso

Em comum, Angela Davis, Hannah Arendt, Maria Lugones, Nísia Floresta, Simone de Beauvoir, além de serem dos séculos XIX e XX, tiveram a liberdade como conceito central de suas reflexões. Com discussões pautadas na Filosofia, História, Teoria Política e Educação, essas pensadoras contribuíram para o aprofundamento de questões políticas, éticas e educacionais em meio à luta pela igualdade de gênero.

O curso pretende discutir qual o papel preponderante das ideologias feministas desse período, o que pontuaram e de como os feminismos se colocam como questão, ou questões para se construir.  Também pretende-se discutir os pressupostos teóricos dos pensamentos das autoras dentro de sua realidade social e quais os principais pontos em que avançaram, considerando o seu tempo histórico.

 

A Escola

A Escola As Pensadoras, cujo objetivo é oferecer formação feminista, tem estrutura virtual, e abre espaço para o diálogo interdisciplinar e para a formação de pensamento emancipatório. Para isso, apresenta uma agenda democrática de cursos de curta, média e longa duração. Os cursos são encabeçados por um corpo docente qualificado e representativo, advindo de todos os lugares do país, de Universidades reconhecidas e valorizadas pela sua capacidade de produção ética de conhecimento.

A primeira edição do curso As Pensadoras foi composta por três turmas, com um total de 750 cursistas e um corpo docente de professoras das diversas áreas do saber. As teóricas feministas estudadas foram Silvia Federici, Silvia Cusicanqui, Rosa Luxemburgo, Lélia Gonzalez, Judith Butler, Nancy Fraser, Seyla Benhabib, Margaret Cavendish, Vandana Shiva, Bell Hooks e María Lugones.

Serviço:
Inscrições abertas para a segunda edição do curso “As Pensadoras”
Coordenação e mediação: Dra. Rita Machado (UEA)
Corpo Docente: Dra. Loiane Prado Verbicaro (UFPA); Dra. Cecília Pires (GT Et/Cid ANPOF);Dra. Rita Machado (UEA) ;  Dra. Alice de Carvalho Lino Lecci (UFR) e  Dra. Viviane Bagiotto Botton (UERJ); Ma. Beatrís da Silva Seus ( UFPEL).

Datas e horários:
Terças-feiras: das 18h30min às 20h30min
Quintas-feiras: das 8h30min às 10h30min
Sábados: das 16h30min às 18h30min

Nível : básico, introdutório
Inscrição: Estudante: 85,00 / Profissional: 110,00
Realização: As Pensadoras
Plataforma: Google Meets. Recomenda-se usar um e-mail do Gmail para acompanhar as aulas
Certificação: 20 horas, pela Escola As Pensadoras.

 

 

 

 

 




Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas