Ilustração: Manu Cunhas

Glossário feminista construído pelo Portal Catarinas pode ser acessado na rede

Postado em 04/04/2019, 10:25

Lançada em março como encarte integrante da terceira edição da revista Valente, publicação das trabalhadoras do Judiciário catarinense, a primeira parte do Glossário Feminista feito pelo Portal Catarinas está disponível tanto na versão impressa da revista quanto on-line para o acesso das leitoras. Além do conteúdo textual, o material conta com as ilustrações de Manu Cunhas.

Elaborado pelo Portal Catarinas a partir de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), o glossário é composto por oito verbetes escolhidos por sua atualidade e importância para o debate feminista. São eles: gênero, sexualidade, feminismos, lugar de fala; empoderamento; interseccionalidade; heteronormatividade; e Dia Internacional das Mulheres.

“O material foi construído a partir das referências que foram consideradas pontos de partida para a compreensão das temáticas de gênero e do pensamento feminista, sabendo que qualquer definição não se esgota quando da sua formulação, estando sempre aberta para novas possibilidades de reflexão. A definição dos verbetes, muitos deles propostas conceituais densas, teve como objetivo apresentar resumidamente alguns elementos que compõem a discussão atual sobre as temáticas”, afirma Jessica Gustafson, integrante do Catarinas e coordenadora do Glossário.

Além de apresentar de forma didática conceitos importantes para o pensamento feminista, assim como o vasto campo de estudos de gênero e sexualidade, o material também destaca a relevância do percurso teórico e ativista construído ao longo de décadas e que perpassa a atuação coletiva do movimento e a consolidação desta área de conhecimento, com destaque para autoras brasileiras contemporâneas. Assim, todas as referências utilizadas para a apresentação dos conceitos estão indicadas nas últimas páginas do material, possibilitando o aprofundamento das temáticas. A segunda parte do glossário, contendo oito novos verbetes, será publicada na próxima edição da revista Valente e terá como ponto de partida as elaborações conceituais do feminismo latino-americano.

O Portal Catarinas recomenda ainda a leitura das matérias e reportagens da terceira edição da publicação do Sinjusc, que partem de uma perspectiva feminina de direitos, no combate aos retrocessos e na luta pela igualdade de gênero. Todos os textos são produzidos por mulheres e as principais ilustrações da revista também. Acesse a terceira edição da Revista:

 




Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas