O último pau de arara/ Crédito: grafatorio

Edição virtual da Flamboiã, feira de publicações de artistas, segue até 30 de novembro

Postado em 17/11/2020, 16:53

A quinta edição da Flamboiã – feira de publicações de artistas, online e gratuita durante todo o mês de novembro, reúne 20 editoras e artistas independentes de seis países da América Latina, sendo ao todo quase 100 publicações dispostas e à venda em mesas virtuais no site feiraflamboia.com.br

Participam desta edição editoras de oito estados brasileiros (BA, DF, RJ, SP, RS, MG, RN e SC), e do México, Peru, Chile, Argentina e Uruguai. A feira facilita o acesso às produções de editoras independentes do país e das convidadas latino-americanas que dificilmente são encontradas no Brasil. As publicações participantes têm características artesanais, livros costurados à mão ou impressos um a um, com cópias limitadas e numeradas, zines e panfletos, e uso de técnicas como impressão tipográfica, serigrafia, xilogravura, dobras e colagens, e são apresentadas no site com descrição, fotos e vídeos.

Além do site, a programação inclui conversas formativas todas as segundas-feiras, lançamentos de publicações às quartas e uma apresentação musical toda sexta em lives às 20 e 21 horas no Instagram (instagram.com/feiraflamboia). Dia 20 o DJ Felipe Martins realiza uma apresentação musical específica para o dia da consciência negra e dia 27 o mês fecha com apresentação do rapper Rico Dalasam.

As próximas conversas serão Una mirada íntima y una conversa colectiva sobre el proceso de publicar, dia 16, com a escritora, artista, editora e gestora cultural argentina Magdalena Testoni, e Reflexiones en torno a la “Guía práctica para (exigir) lo imposible”, sobre ativismo gráfico, dia 23, com o arquiteto, artista e designer gráfico uruguaio Darío Marroche.

A programação tem ainda os seguintes lançamentos: no dia 18 Potuwa pora kõ: o que se guarda no potuwa, de Hugo Prudente & saberes Zoé, da editora Riacho, sobre um objeto da cultura do povo Zo’é e O que você faz quando faz ou pensa estar fazendo quando faz edição? entrevista editada, de Gabi Bresola, pelo selo editora editora; e no dia 25 O último pau de arara, do jornalista e escritor JB Medeiros, pela Grafatório Edições, de Londrina, e Alma em movimento, de Juliana Castro, da Cais Editora.

A Flamboiã participa também do movimento Feira chama feira, para fortalecer o circuito de eventos independentes semelhantes, junto com as feiras Motim (DF), Faísca (MG) e Miolo(s) (SP).

Programação completa: feiraflamboia.com.br/programacao

Cédito: chupa manga records

As vendas ocorrem em novembro e as publicações serão enviadas em dezembro, com frete (sedex) a preços módicos para todo o país. 

A feira é uma realização de Gabi Bresola e Marcos Walickosky, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019 e apoio cultural da Novapanty, Gráfica Rocha e Humana Sebo e Livraria.

Para receber avisos da programação por Whatsapp (apenas uma mensagem por atividade e envios somente pelos moderadores), basta acessar o link: https://chat.whatsapp.com/D9Rn4NB0CG57ctZNhkUwPT

Informações

Gabi Bresola 48 99155-9985
Marcos Walickosky 48 99856-3167

https://www.instagram.com/feiraflamboia/

https://www.facebook.com/flamboia/

Tags:



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas