Inspirada nas filhas Helena e Gabriela, a cientista política Ana Prestes lançará o livro infantojuvenil e feminista “Mirela e o Dia Internacional da Mulher” no próximo domingo, 9 de outubro, na Livraria da Travessa, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Neta do casal comunista Luiz Carlos e Maria Prestes, Ana escreveu um livro voltado para o público infantil e adolescente. Mirela, a protagonista da história, é uma estudante que, por volta dos seus oito anos, é confrontada com a tarefa escolar de encontrar as origens do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “A ideia do livro surgiu quando minha filha precisou fazer um trabalho escolar sobre o 8 de março para a escola. A pesquisa histórica foi feita por mim e as fontes são citadas no livro”, explica a autora.

Contada em versos, a história traz também registros de uma pesquisa histórica sobre a origem da data que homenageia as mulheres em todo o mundo. Com desenhos da ilustradora Vanja Freitas e edição da Editora Lacre, a obra já está pronta para ser conhecida pelo público infantojuvenil e adulto. A publicação reflete de forma leve as motivações que deram origem à data. “O fato a destacar é que a atribuição que se dá a origem da data ao incêndio da fábrica em Nova Iorque pode não ser tão verdadeira. Fatos como a greve de tecelãs russas em 8 de março de 1917 são omitidos da história”, finaliza Ana.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas