Websérie “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil” estreia no Catarinas
Série aborda as mudanças sociais motivadas pela interação entre o feminismo e os grupos de esquerda durante o período da ditadura brasileira
Nesta semana, o Catarinas estreia a série de webdocumentários “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)”, em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Resultado de um projeto de pesquisa, o trabalho parte do entendimento de que o feminismo tem sido um conflito social importante na sociedade brasileira, que se consolidou especialmente na sua interação com grupos de esquerda durante o período da ditadura (1964-1985) e, neste período, motivou significativas mudanças sociais.
Leia mais
“Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)” é coordenado pela professora Drª Cristina Scheibe Wolff e desenvolvido por pesquisadoras do LEGH. A pesquisa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi feita através da realização de entrevistas orais gravadas em vídeo, livros de memórias e autobiográficos, periódicos feministas e da imprensa alternativa encontrados nas viagens de pesquisa em acervos em todo o Brasil, entre outros.
Além de auxiliar na construção de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, e na produção do Webdocumentário, o projeto também resultou em um e-book, organizado por Cristina Scheibe Wolff, Jair Zandoná e Soraia Carolina de Mello.
A parceria com o Portal prevê a publicação semanal de um artigo dedicado a cada episódio. Acompanhe a primeira publicação da série composta de episódio e artigo!