“Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)” será publicada semanalmente no Portal/Imagem: Mulheres de luta

Websérie “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil” estreia no Catarinas

Postado em 21/05/2020, 17:10

Série aborda as mudanças sociais motivadas pela interação entre o feminismo e os grupos de esquerda durante o período da ditadura brasileira

Nesta semana, o Catarinas estreia a série de webdocumentários “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)”, em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Resultado de um projeto de pesquisa, o trabalho parte do entendimento de que o feminismo tem sido um conflito social importante na sociedade brasileira, que se consolidou especialmente na sua interação com grupos de esquerda durante o período da ditadura (1964-1985) e, neste período, motivou significativas mudanças sociais.

“Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)” é coordenado pela professora Drª Cristina Scheibe Wolff e desenvolvido por pesquisadoras do LEGH. A pesquisa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi feita através da realização de entrevistas orais gravadas em vídeo, livros de memórias e autobiográficos, periódicos feministas e da imprensa alternativa encontrados nas viagens de pesquisa em acervos em todo o Brasil, entre outros.

Além de auxiliar na construção de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, e na produção do Webdocumentário, o projeto também resultou em um e-book, organizado por Cristina Scheibe Wolff, Jair Zandoná e Soraia Carolina de Mello.

A parceria com o Portal prevê a publicação semanal de um artigo dedicado a cada episódio.  Acompanhe a primeira publicação da série composta de episódio e artigo!

Mulheres de luta: Trabalho, maternidade e domesticidade

 




Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas