O Portal Catarinas lança nesta quinta-feira (21) o último episódio de Comida Mbyá-Guarani, segunda temporada do podcast Alimentação Ancestral. Yvy Porã: garantir o território é garantir a vida aborda a importância do território para a continuidade da alimentação ancestral na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina. O episódio trata da expectativa da comunidade em relação à homologação do local, última etapa do processo de demarcação; do projeto de reflorestamento com árvores nativas; e também dos conhecimentos medicinais das mulheres da aldeia. 

Kennedy Karai, liderança e professor na TI Morro dos Cavalos, denuncia que o atual prefeito, Eduardo Freccia (PSD), além de outros deputados e vereadores da região, tem espalhado mentiras sobre a demarcação da terra indígena e contribuído para um ambiente de tensão entre a comunidade e os não-indígenas. 

Karai também fala sobre os projetos relacionados à alimentação desenvolvidos no território: a roça Guarani, onde são plantadas frutas, verduras e leguminosas; e o projeto de reflorestamento realizado em parceria com a Funai, com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o IBAMA para a extração de pinus. A cada pinus retirado uma árvore nativa é plantada no lugar, assim colocando em prática o conceito de terra boa presente na cosmologia Mbyá-Guarani. 

“Ah, a terra boa é a terra onde a gente consegue ter, digamos, uma abundância. Seja ela em caça, seja ela em alimento plantado, seja ela em medicinas, e seja ela também um lugar onde você possa cultivar tudo isso na tranquilidade. Na paz. Essa é a yvy porã”, explica Karai.

Já o quadro Caminho das Sementes traz a origem do amendoim. A leguminosa compõe a receita do avaxi ku’i“, espécie de farinha feita com milho e amendoim torrados, socados no pilão. A comida é muito apreciada pelos Mbyá-Guarani e está presente no nhemongarai, ritual de batismo das crianças e das sementes. 

O episódio conta ainda com depoimentos do xeramôi Julio Mariano, rezador da comunidade; e Lucia Benites e Tereza Brizola, ambas mulheres indígenas Mbyá-Guarani, que compartilharam nas entrevistas suas apreensões sobre as interferências do “mundo de fora” na alimentação da aldeia e dividiram seus saberes medicinais. 

O podcast faz parte do “Alimentação ancestral: identidade cultural e mitologia na comida Mbyá-Guarani”, projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Confira a audiodescrição

Acompanhe

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/show/3Ezq569FcVxoIXkW9lX3dD

Site: https://catarinas.info/ 

Instagram: https://www.instagram.com/portalcatarinas/ 

Twitter: https://twitter.com/PortalCatarinas 

Facebook: https://www.facebook.com/portalcatarinas 

Assine nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre jornalismo feminista

Expediente

Locução: Inara Fonseca e Kelly Ribeiro

Roteiro e pesquisa: Kelly Ribeiro

Edição do roteiro: Inara Fonseca

Entrevistas: Fernanda Pessoa

Identidade sonora, montagem e edição dos áudios: Jaqueline Padilha

Identidade visual: Rafaela Coelho

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas