Recordamos e honramos o legado da escritora e jornalista Marina Colasanti, que declarou:

“Os seres humanos precisam narrar. Não para se distrair, não como uma forma lúdica de relacionamento, mas para alimentar e estruturar o espírito.”

Ela nasceu em 1937 em Eritreia, país na África Oriental, então colônia italiana. Passou parte da infância na Líbia e na Itália. Em 1948, emigrou para o Brasil, junto a família formada por artistas.

Sempre cercada por artistas, em 1956, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes, como Professora de Desenho. Futuramente, também ilustrou os próprios livros.

Em 1962, iniciou a carreira como jornalista no Jornal do Brasil. Na revista Nova (extinta Cosmopolitan Brasil), em que passou a trabalhar em 1976, revolucionou o modo de fazer jornalismo ao tratar de questões feministas em seus textos, algo inédito em revistas comerciais para o público feminino.

Se descrevia como uma feminista histórica: “fiz parte do primeiro Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e durante 20 anos atuei com temas ligados ao feminino no mundo”, afirmou, em entrevista ao Itaú Cultural.

O primeiro livro, “Eu Sozinha”, foi lançado em 1968. Ao longo da carreira, lançou mais de 70 obras, entre literatura infantil e infanto-juvenil, além de poemas e contos. Ganhou nove vezes o prêmio Jabuti, premiação literária mais tradicional do Brasil.

Em 2023, se tornou a 10ª mulher a conquistar o cobiçado Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras e considerado um dos principais prêmios literários do país.

Marina faleceu na terça-feira, 28 de janeiro, aos 87 anos. Ela tinha a Doença de Parkinson e morreu em decorrência de uma pneumonia.

O legado de Marina Colasanti será eterno na literatura, no jornalismo e na história brasileira.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas