O curso apresenta perspectivas teóricas do Feminismo negro, interseccional e marxista, buscando encontrar seus cruzamentos. O curso é gratuito e será transmitido no Facebook da Emancipa Mulher e no canal de YouTube da Deputada Estadual (PSOL/RS) Luciana Genro, fundadora da Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista vinculada à Rede Emancipa de educação popular. As inscritas terão acesso a bibliografia do curso e interação para dúvidas. Inscrições no link: https://bit.ly/361vxeo

As aulas acontecem sempre às 19h nas seguintes datas:

01/12 – 19h – Feminismo Interseccional
Professora Joanna Burigo (Instagram: @joannaburigo)Nesta aula a professora Joanna Burigo situa as origens do termo e apresenta diferentes perspectivas sobre o conceito, conforme elas estão articuladas por autoras do pensamento feminista negro.

03/12 – 19h – Feminismo Negro
Professora Carla Zanella (Instagram @carlinha.zanella)Nesta aula a professora Carla Zanella resgata o histórico de lutas das mulheres negras, em especial no Brasil, apresentando as origens do termo,  os pontos em comum entre as feministas negras e o contraste com o Mulherismo.  

09/12 – 19h – Feminismo Marxista
Professora Luciana Genro (Instagram @lucianagenro)
Nesta aula Luciana Genro contextualiza a opressão das mulheres no âmbito do capitalismo e aponta as contribuições do marxismo para um feminismo conectado com a luta de classes e a contribuição das teóricas feministas para um marxismo engajado na luta contra o patriarcado.

O curso conta ainda com interpretação em Libras.
Siga Emancipa Mulher no Facebook e no Instagram @emancipamulher. 

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas