Webinário vai reunir profissionais para discutir gravidez infantil, em Santa Catarina
Encontro promovido por organizações feministas apresenta ações para acolher vítimas de estupro de vulnerável
Profissionais de saúde, assistência social e de defesa dos direitos das crianças e adolescentes podem participar do 2º Webinário Catarinense até o dia 6 de novembro. O tema desta edição é “Gravidez infantil: proteção e cuidado em saúde”. O evento, gratuito e realizado de forma online, será em 10 de novembro, das 14h às 17h.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
Leia mais
A gravidez na infância é um problema social e de saúde no Brasil. A cada ano, em média 20 mil meninas menores de 14 anos têm filhos nascidos vivos no país. Tanto a gravidez quanto o parto provocam impactos na saúde física e mental da criança, além dos efeitos sociais na trajetória daquela menina e de sua família.
Além disso, todo ato libidinoso com menores de 14 anos é considerado violência sexual, segundo a lei vigente. Assim, em toda situação envolvendo gravidez de meninas, cabe à rede de proteção e cuidado acolher e dar encaminhamentos necessários para o cuidado integral dessas situações, inclusive ofertando a interrupção legal da gestação.
Visando à qualificação das e dos profissionais de saúde e assistência social e a ampliação dessa rede em Santa Catarina, o webinário trará contribuições nas áreas médica, jurídica e psicossocial para a qualificação do cuidado e a ampliação do acesso a direitos.
O webinário é organizado pelo Portal Catarinas, com apoio do Grupo Curumim, Rede Feminista De Saúde, Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e Anis – Instituo de Bioética. A promoção é parte de uma estratégia nacional por justiça reprodutiva formada por 15 organizações.