No Mês da Visibilidade Lésbica, o Catarinas preparou uma lista de filmes que acompanham as histórias de mulheres que amam mulheres. Os longas são de diferentes gêneros, países e abordam realidades diversas, reforçando as lutas por igualdade, inclusão e o direito ao amor. Agosto é o Mês da Visibilidade Lésbica por trazer duas datas importantes para a comunidade.
Em 19 de agosto é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico, em memória à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil. Em 1983, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro’s Bar, em São Paulo, para protestar contra abusos e preconceitos que sofreram no local. O episódio ficou conhecido como “Stonewall brasileiro”, em referência à manifestação histórica de 1969 formada por gays, lésbicas e travestis.
O dia 29 é reconhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada em 1996, durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas (antigo Senale, hoje Senalesbi). O seminário foi estruturado para promover encontros entre mulheres lésbicas e ampliar a discussão sobre luta, direitos e vitórias da comunidade.
Confira nossa seleção de filmes sobre mulheres que amam mulheres:
Rafiki
Ano: 2018
País: Alemanha, França e África do Sul
Gênero: Drama
Faixa-etária: 14 anos
Direção: Wanuri Kahiu
Sinopse: As jovens quenianas Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquista de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. Elas então precisam escolher entre viver este amor intensamente, desafiando as leis do Quênia, ou se distanciar para ter uma vida segura.
Assista no YouTube
Elisa e Marcela
Ano: 2019
País: Espanha
Gênero: Drama
Faixa-etária: 16 anos
Direção: Isabel Coixet
Sinopse: Baseado em fatos reais. Para driblar as regras locais e poderem se casar, Elisa forja documentos de um parente falecido e se passa por homem para viabilizar a primeira união homoafetiva da Europa.
Assista na Netflix
Ek Ladki Ko Dekha Toh Aisa Laga
Ano: 2019
País: Índia
Gênero: Comédia
Faixa-etária: 14 anos
Direção: Shelly Chopra Dhar
Sinopse: Uma jovem indiana é pressionada por sua família para se casar com um escritor que é totalmente apaixonado por ela. Mas ela está apaixonada por uma mulher.
Assista na Netflix
Livrando a Cara
Ano: 2004
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia e Drama
Faixa-etária: 14 anos
Direção: Alice Wu
Leia mais
- Qual o legado de Marta para o esporte brasileiro?
- Filme Levante mostra como o aborto faz parte do cotidiano
- Fumaça das queimadas alerta Florianópolis sobre crise ambiental e falta de ações concretas
- Além dos Molotovs: manual reúne símbolos antifascistas de 50 movimentos no mundo
- 5 casos que mobilizaram o debate sobre aborto seguro no Brasil
Sinopse: Em uma comunidade chinesa nos Estados Unidos, Wil Pang, uma médica lésbica não assumida, começa um relacionamento com Vivian, uma bailarina assumida, ao mesmo tempo que sua mãe, grávida de desconhecido, é expulsa de casa e lhe pede abrigo.
Assista na Amazon Prime
Secreto e Proibido
Ano: 2020
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário
Faixa-etária: 12 anos
Direção: Chris Bolan
Sinopse: Em 1947, Pat Henschel e a jogadora de beisebol Terry Donahue se conhecem e iniciam um relacionamento que duraria mais de 70 anos.
Assista na Netflix
As Mil e Uma
Ano: 2020
País: Argentina
Gênero: Drama
Faixa-etária: 18 anos
Direção: Clarisa Navas
Sinopse: Em uma comunidade de casas na Argentina, Iris, uma jovem com problemas no passado, tem que lidar com seu primeiro amor em uma sociedade heteronormativa, além de dificuldades como cyberbullying e desigualdade social.
Assista na Apple TV
Flores Raras
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Romance e drama
Faixa-etária: 12 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.
Assista na Netflix
Crush
Ano: 2022
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia romântica
Faixa-etária: 14 anos
Direção: Sammi Cohen
Sinopse: Uma jovem artista é forçada a se juntar à equipe de atletismo de sua escola e usa isso como uma chance de ficar próxima da garota por quem é apaixonada desde a infância. No entanto, as coisas ficam ainda mais complicadas quando ela descobre que está se apaixonando por outra companheira de equipe. Envolvida em um triângulo amoroso que criou para si, ela verá como o amor pode vir de maneiras inesperadas.
Assista na Disney+