Estreia online e gratuita entre 11 e 18 de abril via É Tudo Verdade com legenda em Português, Inglês e Espanhol

Em Agrolândia, uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, no sul do Brasil, está sepultado Thomas J C Martyn, fundador da revista americana Newsweek. Partindo dessa descoberta, o primeiro longa da cineasta Loli Menezes, produzido pela Vinil Filmes, investiga a vida desse personagem reservado. “Tio Tommy – o homem que fundou a News-Week“, tem estreia mundial no festival de documentários É Tudo Verdade, online e gratuito.

Por meio de entrevistas, documentos, fotos, filmes, fitas de áudio, cartas e manuscritos, o filme tenta reconstruir a trajetória de Thomas, uma vida cheia de lacunas. Um road movie entre Nova York e São Paulo, Cornwall e Agrolândia, Rio de Janeiro e Connecticut, onde segredos, verdades e mentiras vão confrontar diferentes versões de quem foi esse homem misterioso e como ele se tornou o tio Tommy.

Ele lutou na Primeira Guerra Mundial como piloto do Royal Flying Corps, foi o primeiro correspondente internacional da revista Time e do The New York Times, participou de grandes rodas em Nova York ao lado de Scott Fitzgerald, Henry Luce, Nelson Rockefeller e Roosevelt, fundou a segunda maior revista americana e, após sofrer um golpe, mudou-se para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, onde se engajou na política internacional.

Assista ao trailer:

Rodado em 4 países e 15 cidades, o filme levou 5 anos para ficar pronto, entre a pesquisa, a pré-produção, as filmagens e a edição. O projeto foi viabilizado através do Prêmio Catarinense de Cinema – Fundação Catarinense de Cultura, com Arranjos Regionais do FSA – BRDE, ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

Segundo a diretora e produtora Loli Menezes, “este projeto nasceu de um grande mistério. Por que um homem que teve tamanha relevância na história da imprensa dos EUA terminou seus dias no interior de Santa Catarina, na pequena cidade de Agrolândia? A trajetória de Thomas John Cardell Martyn é envolta em perguntas que precisam ser respondidas. Uma narrativa que se inicia familiar, quando Malcon Bauer, ator e roteirista natural de Agrolândia, descobre que essa ilustre personalidade, enterrada em sua pequena cidade, é seu tio-avô”, conta.

Uma jornada pela história da família que revela Thomas como uma personagem nas relações políticas entre os EUA e o Brasil. A perspectiva histórica é envolta em segredos e fatos mal explicados. Entre curiosidade e pesquisa, aborda os motivos pelos quais um intelectual influente abandonou uma vida construída e reconhecida para se exilar em outro país em plena segunda guerra mundial.  

“Um documentário investigativo, que percorre diferentes países e continentes buscando revelar quem foi este homem intrigante e como ele se tornou o tio Tommy. Um filme com relevância histórica para o Brasil, EUA e Inglaterra, tendo potencial para viajar pelo mundo, trazendo visibilidade para o cinema de documentário produzido no sul do Brasil”, revela Loli Menezes.

A Vinil Filmes é produtora independente de cinema, TV, videoclipe e artes visuais com sede em Florianópolis (SC). É uma das produtoras mais ativas do sul do Brasil, circulando suas obras por festivais nacionais e internacionais. Já recebeu cerca de 30 prêmios. São 16 anos de uma cinematografia continuada, construída de forma coletiva, sempre presente em eventos de destaque e nas mais diversas telas para o público, desde escolas, cineclubes, mostras, grandes festivais, TV e plataformas digitais.

O curta “Selma depois da Chuva”, produzido pela cineasta, percorreu 17 países, conquistando 9 prêmios, representando o Brasil no Iris Prize, maior premiação de curtas do mundo.

SERVIÇO:

O que: Estreia do documentário “Tio Tommy – o homem que fundou a News-Week”

Onde: Festival É Tudo Verdade http://etudoverdade.com.br/ 

Quando: de 11 a 18 de abril

Página do filme: http://etudoverdade.com.br/br/filme/48845-Tio-Tommy—o-homem-que-fundou-a-News-week

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas