Neste sábado, 8 de outubro, acontece  a 7ª edição do Arvo Festival em Florianópolis. Um encontro que valoriza a pluralidade da música brasileira. São quatorze atrações, entre bandas e DJs, com destaques para BaianaSystem, Gilsons, Leci Brandão, Majur e Marina Sena. Além de artistas nacionais, subirão ao palco do evento para um show único as sambistas negras Juliana D Passos, Julia Maria, Êlo Gonzaga & Jandira Souza.

“Quero levar para o palco da Arvo um pouco da minha história como mulher preta, cantora e sambista. Em um cenário que sempre foi tão masculino, me senti muito honrada por fazer parte desse evento. E cantar ao lado dessas mulheres negras, que têm uma história linda de vida, de música, vai ser uma grande honra”, declara em entrevista a artista Julia Maria. 

Não é a primeira vez que as artistas compartilham o palco. Juntas, elas compõem o projeto Antonietas, vencedor de dois editais no estado. 

“O projeto é a reunião de quatro cantoras negras do samba catarinense, que através da sua arte querem mostrar essa identidade negra de Santa Catarina. O papel da Antonieta de Barros é fundamental como localização neste território. Por ser a primeira deputada negra do Brasil, pela sua trajetória e histórico na educação, marca esse lugar de mulheres que estão tentando mostrar toda essa musicalidade e, principalmente, valorizar a identidade negra do sul do país, que é invisibilizada também”, explica Elô Gonzaga.  

Clipe da música Cacumbi, das Antonietas. Foto: Divulgação.

Arvo busca se diferenciar pela diversidade de artistas e a sustentabilidade 

Nesta edição, o Arvo Festival anunciou um avanço em relação à presença feminina do evento: “70% do line-up e 50% do staff é formado por mulheres”, destaca a produtora Nathália Possebon. Ela garante que desde a primeira edição a programação do evento foi pautada pela pluralidade de estilos, “formando um time de artistas culturalmente abrangentes”. 

Para alcançar a diversidade além do palco, a produção do festival possui o Núcleo de Inclusão Social. “Ele abraça diversas pessoas em vulnerabilidades, seja de gênero, social ou racial. É um grupo liderado por uma pessoa trans que faz um estudo para entender quem são as pessoas em vulnerabilidade social para ganharem uma porcentagem de ingressos”, complementa Possebon.   

O festival de música brasileira também integra ações com o objetivo de promover a sustentabilidade, como a distribuição de água gratuita, uma praça de alimentação 100% biodegradável e o Carbono Neutro, compensando a pegada de carbono plantando árvores em sistemas agroflorestais.  

“Buscamos estes objetivos, normalizando a baixa geração de resíduos, promovendo a reciclagem e a compostagem, fomentando o trabalho dos catadores de materiais recicláveis. É uma aposta na conscientização ambiental através da experiência, misturando arte e engajamento ecológico”, acrescenta Sara Borém Sfredo, coordenadora de Gestão Ambiental do Arvo.

A 7ª edição do Arvo Festival será realizada no sítio Império das Águias a partir das 14h, no Campeche, sul da Ilha de Santa Catarina. Os ingressos do 4º lote estão sendo vendidos aqui com descontos para ingresso social. 

SERVIÇO

O quê: Arvo Festival 2022

Quando: 8 de outubro de 2022

Horário: a partir das 14h

Local: Império das Águias – Servidão Arina Paschoal, 1313 – Campeche, Florianópolis 

Informações e ingressos: www.arvofestival.com.br

Arvo Festival
Arvo Festival investe em diversidade e em sustentabilidade. Foto: Divulgação.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

  • Fernanda Pessoa

    Jornalista com experiência em coberturas multimídias de temas vinculados a direitos humanos e movimentos sociais, especi...

Últimas