Mulher Artista Resiste finaliza imersão com semana de apresentações abertas ao público

Dos dias 21 a 26 de março, ocorrem as apresentações das produções coletivas resultantes dos encontros imersivos do M.A.R - Mulher Artista Resiste – 3ª edição: Imersão.
Exposição Ilha de Forças de Luciana Petrelli, Mulher Artista Resiste 1ª edição. Foto: Francine Goudel.
Postado em 22/03/2022, 13:34

Apresentações das produções coletivas ocorrem gratuitamente nesta semana.

Acontece nos próximos dias, de 21 a 26 de março, das 19h às 21h, a semana de apresentações das produções coletivas resultantes dos encontros imersivos do M.A.R – Mulher Artista Resiste – 3ª edição: Imersão. Entre os temas das apresentações estão: ativismos indígenas nas artes contemporâneas, arte e educação fundadas no cariri cearense, questões de corpo e gênero, e experiências maternas.

A cantora Dandara Manoela (Florianópolis/SC), a escritora Amara Moira (São Paulo/SP), a artista visual e curadora ativista Moara Tupinambá (Mairi/PA) são algumas das propositoras.

Durante a semana, propositoras das imersões e imersas/es irão falar sobre suas propostas e seus processos durante os encontros do Mulher Artista Resiste. O público poderá participar e interagir através do canal do youtube do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza. As produções coletivas, que vão desde performances, vídeos, músicas, textos, entre outras, ficarão disponíveis no site do projeto.

“Esse momento de apresentações é, na verdade, junção de duas coisas: é momento de apresentação das produções coletivas, mas é também o último encontro do grupo, que esteve nesse mar de encontros, imerses durante os últimos dois meses. Cada dia da semana uma propositora vai apresentar o que foi sua proposta e o grupo vai falar sobre o desenvolvimento do processo, tudo isso com possibilidade de interação do público participante através do chat do youtube, já que as apresentações terão transmissão ao vivo. E, além disso, as produções coletivas, resultantes dos encontros imersivos, estarão no site do projeto para as pessoas verem depois”, explica Francine Goudel, produtora executiva da 3ª edição do Mulher Artista Resiste.

O objetivo de abrir ao público a última semana de encontros é amplificar as vozes das mulheres cis, trans e pessoas não bináries que participaram do projeto.

“Nosso intuito é fazer com que reverberem, para além do grupo, os processos imersivos, a poética de cada pessoa participante, as trocas e experiências geradas nesse processo”, afirma Goudel.

Em sua 3ª edição, o M.A.R propôs um programa de imersão cultural totalmente gratuito e online voltado para mulheres cis, trans e pessoas não binaries de todo o Brasil. Ao todo, foram selecionadas 60 pessoas para participarem de seis encontros, de duas horas, que aconteceram entre os meses de fevereiro e março de 2022. O projeto foi realizado pelo Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, com apoio do Sesc, dentro do Projeto Sesc Cultura ConVIDA!.

Mulher Arista Resiste faz apresentações abertas ao publico após imersão
Foto: Tainá Bernard

Realizado por mulheres engajadas em dar visibilidade a produções artísticas e culturais de mulheres, o M.A.R – Mulher Artista Resiste é um projeto criado em 2019 que já promoveu o trabalho de mais de 200 mulheres artistas. Sua primeira edição foi realizada presencialmente, dentro da programação da 14ª Bienal Internacional de Curitiba. Já a segunda, de forma virtual, através do prêmio #SCemSuaCasa 2020, da Fundação  Catarinense de Cultura. Ao todo, mais de cinco mil pessoas participaram das edições. Saiba mais sobre a terceira edição do M.A.R – Mulher Artista Resiste clicando aqui.

Confira a programação da semana de apresentações:

Segunda, 21/03, às 19h:

GEOGRAFIAS DA CULTURA, DA ARTE E DA EDUCAÇÃO FUNDADAS NO CARIRI CEARENSE: DA TERRA AO CORPO

conduzida por Grupo Nzinga

Terça, 22/03, às 19h:

OUTRAS CRÍTICAS LITERÁRIAS

conduzida por Amara Moira

Quarta, 23/03, às 19h:

PERFORMANCE, QUESTÕES DE CORPO E GÊNERO

conduzida por Fernanda Magalhães

Quinta, 24/03, às 19h:

CARTOGRAFIAS DA MEMÓRIA, AUTOBIOGRAFIA E ATIVISMOS INDÍGENAS NAS ARTES CONTEMPORÂNEAS

conduzida por Moara Tupinambá

Sexta, 25/03, às 19h:

VOZ E RESISTÊNCIA

conduzida por Dandara Manoela

Sábado, 26/03, às 19h:

EXPERIÊNCIAS MATERNAS E SUBJETIVIDADES

conduzida por Virginia Vianna

Tags: , , , ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja tudo de Portal Catarinas