Um show de Gilberto Gil. Uma peça de teatro que mescla histórias reais com pérolas da literatura. Uma exposição sobre as identidades dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng. Um baile para as crianças. Essas são algumas das mais de 300 atrações que fazem parte da Maratona Cultural de Florianópolis, que começa nesta quinta-feira, aniversário da Cidade de Florianópolis (23), e segue até 26 de março.
Serão 315 atividades culturais em 80 locais, distribuídos por 15 bairros. O evento promove a convivência em espaços públicos, convidando a população a se apropriar da cidade e de aparelhos culturais por meio das artes, da música, da dança, e das manifestações populares, com artistas de todas as partes de Santa Catarina e do Brasil. Durante os dias 25 (sábado) e 26 (domingo) o transporte público será gratuito nas linhas convencionais em toda a cidade.
Música
Serão mais de 100 horas de programação musical durante a Maratona Cultural, contemplando artistas de destaque nacional e nomes da cena catarinense, em 94 apresentações. A 9ª Maratona Cultural de Florianópolis apresenta uma novidade para o público: o Palco Claro Música, instalado no Largo da Alfândega, no Centro. Com mais de 25 metros, o palco receberá sete atrações, iniciando pelos shows de abertura da programação, com o cortejo União da Ilha da Magia percorrendo o trajeto entre a Catedral Metropolitana até o palco, seguido pelo especial Dazaranha & Camerata, a partir das 19h.
No dia 24 três cortejos: Arrasta Ilha, Fanfarra da Ponte e Cores de Aidê irão agitar o público pelas ruas do centro, culminando no palco para receber a cantora baiana Majur, às 19h, e, na sequência, o Maratona Ball, às 20h30. No dia 26, a partir das 17h, o palco Claro Música recebe a banda catarinense Tijuquera e o headliner da edição, o cantor Gilberto Gil, encerrando a Maratona Cultural de Florianópolis 2023.
No Palco Claro Música haverá uma área de acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PcD) e 60 anos ou mais. O acesso será pelo lado direito do palco. O espaço está sujeito à lotação e cada pessoa com deficiência (PcD) terá direito a um acompanhante. Será indispensável a apresentação de documento de identidade.
Também haverá opções musicais em diversos endereços, em palcos fechados ou em plena rua. Algumas das atrações é um show com a cantora joinvilense Amanda Linhares, no sábado (25), às 18 horas, no Passeio Primavera, na SC-401, e o Baile do Meira no Floripa Airport, no sul da Ilha, a partir das 18h.
Gilberto Gil receberá moção de aplausos na Alesc
Em paralelo à Maratona Cultural, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou na última terça-feira (21), uma moção de aplausos ao músico Gilberto Gil, uma semana após a Câmara de Vereadores de Florianópolis ter rejeitado uma proposta de concessão do título de cidadão honorário ao artista. Na Alesc, a moção foi proposta pelos deputados Marquito (PSOL) e Padre Pedro (PT).
“É uma pena que, muitas vezes, o debate sobre a importância desse artista tem um viés muito distorcido. Mas a gente conseguiu superar isso aqui no Parlamento catarinense”, comenta o deputado Marquito.
Gil tem uma história relevante com Florianópolis. Na década de 70, foi preso na cidade por portar uma pequena quantidade de maconha. Isso resultou numa internação de quatro dias no Instituto São José Centro de Psiquiatria e Dependência Química, até ser transferido para a Clínica Psiquiátrica Botafogo, onde completou um mês de internação. Com base nessa experiência, Gil compôs a música “Sandra”.
Teatro
Um dos espetáculos mais aguardados, e que abre a programação teatral, é o monólogo “Eu de Você”, idealizado pela atriz Denise Fraga, ao lado do produtor José Maria e do diretor Luiz Villaça. O texto mistura histórias reais com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. A apresentação será na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro do CIC, na Agronômica.
Leia mais
- Governo de SC é acusado de censurar filme sobre sexualidade de pessoas com deficiência
- Visibilidade Lésbica: filmes sobre mulheres que amam mulheres
- Filmes para debater o aborto que você pode assistir em streamings
- Curitiba recebe 9ª Marcha do Orgulho Crespo em celebração à identidade negra
- Ariane Leitão e a busca por justiça: ex-assessor do PT se torna réu por estupro
Já no centro, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) receberá dois espetáculos teatrais da Maratona Cultural de Florianópolis. São as montagens “Felpo Filva”, do Grupo de Teatro Revirado; “Amor, Negro Amor”, da Associação Cultural Ação Zumbi; nos dias 23 e 24, respectivamente. Seguindo pelo centro, também haverá apresentações no Teatro da Ubro e no Teatro do SESC. Em todos os espetáculos realizados em espaços fechados, os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na bilheteria do Teatro, limitado a dois por CPF, e respeitando a lotação indicada.
Artes visuais
No campo das artes visuais, ocorre a Maratona Visual, no Largo da Alfândega, no Centro, a Sambaqui Galeria De Arte, na Trindade, e a Galeria Jandira Lorens, localizada no Centro de Artes da UDESC, no Itacorubi.
A Maratona Visual apresentará a exposição coletiva “Segunda natureza”, de Bruna Granucci, Cássio Markowski, Claudia Lira, Fran Favero, Matheus Abel, Silvia Carvalho, com curadoria de Francine Goudel. A mostra reúne obras que intencionam a relação entre arte e natureza, pensado em um sentido amplo, abordando de forma literal a questão do natural, das paisagens e territórios, mas também buscando uma reflexão sobre a natureza existencial e poderá ser visitada durante os quatro dias de programação.
No sábado, dia 25, no mesmo local, a video-projeção “Yvyrupá Território”, de Radilson Gomes, propõe colocar em evidência a questão dos territórios indígenas a partir da identidade dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng.
No Norte da Ilha, a Sambaqui Galeria De Arte recebe a mostra “Infestantes”, de Galvão Bertazzi, também com curadoria de Francine Goudel. A exposição reúne obras que tratam sobre a metáfora de uma infestação. Já na Galeria Jandira Lorens, a exposição “Autopoiesis”, de Ana Martins, Caio Villa de Lima, Esmayler Cruz, Gabriela Buffon, Letícia Rech, Leonardo Sanchez Silva, Luisa Cury, Luiza Melo e Manu B Valls, reúne trabalhos de jovens artistas, que percorrem individualmente por temas como a expressividade do corpo, a manifestação simbólica dos sonhos, as reverberações da militância e as camadas da memória.
A Maratona Cultural também atua no fortalecimento e no reconhecimento de espaços culturais que abrem ao longo do ano, mas que nem sempre são conhecidos dos moradores e visitantes da Ilha. Por isso, espaços estarão abertos para visitação, formando um grande circuito. São eles: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Arquivo Histórico do Município De Florianópolis, Memorial Meyer Filho, Museu Histórico de Santa Catarina, Fundação Cultural Badesc, Museu Victor Meirelles, Espaço Cultural BRDE, Museu da Escola Catarinense, Helena Fretta Galeria de Arte, Museu da Imagem e do Som, Jardim Botânico de Florianópolis, Galeria Lama (Programação OFF), Galeria do Mercado Público, Mural Da Cultura do Mercado Público, Parque da Luz Espaço Cultural Amigos do Parque e Desvio.
Crianças
Desde 2017, a Maratona Cultural de Florianópolis investe na formação de plateia e no acesso gratuito a arte e cultura para as crianças com o container da Maratoninha Cultural. Nesta 9ª edição do evento, as crianças terão quatro dias de atrações no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis.
O espaço, assinado pela Engie, terá uma programação fixa, das 10h às 19h, na quinta (23), sexta (24) e sábado (25), e das 10h às 18h no domingo (26), com biblioteca, jogos de mesa, desenhos e o Espaço Meu Boizinho.
Haverá diferentes atrações a cada dia. Uma delas será no feriado, 23 de março, com a contação “Histórias da Ilha Escondida”, de Felipe Ferro (Florianópolis/SC), às 10h30 e a Sessão Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 11h e às 16h. Na sexta-feira (24), a Trapa Trupe, de Florianópolis (SC), apresenta o espetáculo As Estações, às 10h30.
No sábado, a programação contará com a contação “Lendas e Parlendas”, com Rhaisa Muniz, às 10h30 e a montagem “Pequeno Circo de Variedades”, da Cia. Circo Íris (Canelinha/SC), às 11h. No domingo, às 10h30 haverá a contação de histórias “O Saco Velho de Batatas – Contos para Maria”, da Traço Cia. de Teatro, e às 15h, Oficina Bolhas Gigantes com a Pense com Arte.
A programação completa da Maratona Cultural pode ser acessada no site oficial.