Acontece no próximo dia 1º de dezembro o último encontro do ciclo de debates sobre racismo religioso promovido, ao longo do ano, por Criola, Conectas e Portal Catarinas, com apoio do Synergia – Iniciativa para Direitos Humanos. A transmissão “ao vivo” será pelo canal do Youtube do Catarinas, das 18h às 20h, e basta preencher o formulário disponível no link para receber um aviso antes de o evento começar. 

Com o tema “A conjuntura brasileira e os desafios políticos do combate ao racismo religioso”, a iniciativa conclui o ciclo de quatro encontros cujo objetivo foi debater os impactos da violência racista junto à população negra, povos de religiões de matriz africana, povos indígenas e outros grupos sociais diretamente afetados. 

Para o encerramento, este encontro propõe, além de trazer à memória alguns pontos relevantes dos três encontros anteriores, reforçar a importância do enfrentamento coletivo e estratégico ao racismo religioso. Visa também aprofundar na compreensão da centralidade do território para as religiões de matriz africana e a espiritualidade indígena, assim como as nuances do racismo religioso quando interseccionado com gênero e sexualidade no contexto brasileiro. 

Nesta ocasião, compartilharão seus saberes e experiência conosco: Ana Gualberto, historiadora e diretora executiva de Koinonia; Ingrid Limeira, advogada, conselheira tutelar e conselheira política da Ocupação Cultural Jeholu e Yuri Silva, coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras, pesquisador-ativista antirracista, LGBTQIA+ e dos Direitos Humanos. 

Os encontros anteriores reuniram lideranças, ativistas e pessoas da academia engajadas em torno da denúncia, pesquisa e combate ao racismo religioso no Brasil e na América Latina. Temas como a própria conceituação do racismo religioso, o papel omisso do Estado em relação a práticas discriminatórias de setores religiosos hegemônicos e suas consequências, assim como a herança colonial que perpassa toda América latina, foram algumas das discussões até aqui. 

Confira lives passadas 

Os últimos encontros estão disponíveis em youtube.com/c/PortalCatarinas. O segundo encontro também está no canal youtube.com/c/Criolamulheresnegras

Serviço

“A conjuntura brasileira e os desafios políticos do combate ao racismo religioso”

Data:  1º de dezembro

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FoLjBD4cZqA

Horário: 18h às 20h

Inscrições: http://bit.ly/cicloracismoreligioso

Convidades: 

Ana Gualberto, historiadora e diretora executiva de Koinonia; 

Ingrid Limeira, advogada, conselheira tutelar e conselheira política da Ocupação Cultural Jeholu

Yuri Silva, coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras, pesquisador-ativista antirracista, LGBTQIA+ e dos Direitos Humanos. 

Portal Catarinas

Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.

Últimas