Portal Catarinas é selecionado para programa do Google sobre Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é utilizada no portal como uma ferramenta de apoio ao trabalho humano, de forma crítica e atenta aos impactos positivos e negativos que pode gerar.
O Portal Catarinas é uma das organizações selecionadas para participar da Jornada de Inteligência Artificial (IA) para Negócios Jornalísticos, programa gratuito da Google News Initiative com objetivo de impulsionar a transformação digital de veículos brasileiros ao longo de 2025. A participação na jornada está alinhada à missão do Catarinas de promover os direitos humanos e sociais através de projetos socioeducativos e de jornalismo independente, feminista e antirracista, por meio das tecnologias e técnicas mais atuais.
A equipe do Catarinas compreende a IA como uma ferramenta de apoio ao trabalho humano, nunca como substituta da nossa produção jornalística e socioeducativa. A tecnologia é utilizada de forma crítica e atenta aos impactos positivos e negativos que pode gerar, especialmente sobre meninas, mulheres, pessoas racializadas, migrantes e LGBTQIA+.
Leia mais
No Catarinas, por exemplo, podemos usar a IA para revisar e corrigir textos, sugerir títulos e linhas de apoio otimizados para SEO (técnicas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de busca na internet), apoiar traduções de conteúdos, sintetizar textos e sugerir ideias de postagens e estratégias para redes sociais. Porém, nunca produzimos reportagens, nem conteúdos integrais por meio de IA, não publicamos conteúdos gerados por IA sem revisão e validação humana e não compartilhamos informações sensíveis, sigilosas ou documentos jurídicos com ferramentas de IA. Em breve, nossa política de uso de inteligência artificial será compartilhada de maneira detalhada com o público.
“Estamos atentas aos debates sobre o uso da inteligência artificial no jornalismo, com vistas às melhores práticas que sejam coerentes com o exercício ético e reflexivo que o jornalismo requer. Considerando que a IA é alimentada pela inteligência humana, há que se encontrar o equilíbrio de maneira que o fator humano continue sendo base do sistema artificial. Afinal, a matéria prima do jornalismo não pode ser dada pela IA, que são as histórias, as denúncias, as demandas dos movimentos sociais, as resistências que se dão em todos os cantos do mundo”, explica Paula Guimarães, diretora executiva do Catarinas.
A ‘Jornada de IA para Negócios Jornalísticos’ é oferecida em parceria com a Blue Engine Collaborative, organização referência em estratégia digital. Os laboratórios abordarão desde conceitos básicos até aplicações avançadas de IA generativa, ferramentas de personalização e estratégias de monetização.
Além de sessões ao vivo nos laboratórios, os participantes recebem mentorias individuais com especialistas da Blue Engine. Todos também terão acesso a uma avaliação personalizada da FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, para aprimorar suas estratégias de uso de tecnologia e IA.