Cena do filme ‘Miragem do Porto’ de Loli Menezes e Silvana Leal. (Foto: Reprodução)

Cineastas catarinenses lançam filme “Miragem do Porto” nesta sexta-feira (11)

Postado em 10/12/2020, 11:34

A obra da cineasta Loli Menezes e da artista Silvana Leal, gravada em Itajaí, será exibida no canal do Youtube ‘Ateliê Casa das Ideias’, às 19h 

Cidades portuárias têm suas peculiaridades. As idas e vindas das embarcações movimentam a economia local e refletem na vida dos habitantes. Com a proposta de mostrar a ligação dos moradores com o porto nasce o filme Miragem do Porto, gravado em Itajaí. O lançamento da obra de Loli Menezes e Silvana Leal será nesta sexta-feira (11), às 19h, no canal do youtube Ateliê Casa das Ideias. O longa fica disponível por tempo limitado.

Miragem do Porto perfila a história do cotidiano de pessoas “simples” da cidade portuária, de forma poética e cativante, ao valorizar e dar luz a essa rotina desconhecida, esmiuçando os “bastidores” da vida portuária, trazendo à tona expectativas e esperanças de quem vive a condição da espera.

O filme ressignifica a história de muitas memórias de homens e mulheres que tiveram suas vidas atreladas ao Porto e a espera como constância. De personagens como poetas e prostitutas, embarcados e estivadores ou ainda personagens clássicos como Maria do Cais e Judith (a louca que passou toda a sua vida à espera de seu amado); que de tão reais ultrapassaram a realidade local da cidade de Itajaí e se transformaram em personagens do imaginário popular e ou literário, fazendo parte da poesia da cidade.

A diretora de arte Loli Menezes dando os últimos retoques no figurino da personagem Judite – a louca de amor, interpretado por Sandra Knoll (Foto: Divulgação)

Três personagens reais em épocas diferentes dão inspiração a personagens ficcionais : o poeta (1960), que assiste e conta essas histórias, Maria do cais (1970) a prostituta, personagem popular e folclórica, e Judite (1930), a louca de amor, que passou toda a sua vida a espera de seu amado.

Compondo-se de versos visuais “Miragem do Porto” é um cine-poema. O porto como metáfora do sonho, o mar como mito, a mulher como espera, o amor como loucura, o poeta como transcendência.

O projeto foi contemplado pela Lei municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, com os apoios do Porto de Itajaí, Grupo Nelson Hessi e Coletivo Itajaí. 

SERVIÇO

O que: Lançamento do documentário Miragem do Porto

Quando: 11/12/2020, a partir das 19h

Onde: Canal do youtube Casa das Ideias

Tags: , , , ,