Adriana Rio compartilha jornada de pesquisa e encontro entre a cultura da infância e a violência no espetáculo

No dia 18 de abril, às 20h, no Teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis, estreia a contação de histórias em formato de aula espetáculo “Conta Catarina”, com Adriana Rio e direção de Vanderleia Will. A classificação é 14 anos, os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 30 minutos antes do início da peça. 

“Uma aula espetáculo é uma aula que tem um conteúdo e uma dimensão de certa forma didática, mas atravessada por essa dimensão das artes cênicas. Então é uma junção, uma proposta de pensar as diferentes faces da educação e da cultura”, explica Adriana Rio.

_Aula_espetáculo_Conta_Catarina_estreia_dia_18_no_Sesc_Prainha
Imagem: reprodução.

O espetáculo cênico-autoral é uma narração de histórias na qual a atriz, a partir das suas experiências como professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o seu encontro com a cultura da violência.

Adriana, que também é doutora em Educação, conta que o percurso que irá compartilhar parte de um processo de pesquisa que tinha como objetivo pensar a cultura da infância. “Eu fui para a Itália pesquisar sobre isso, porque o país é uma referência na área, e, chegando lá, eu dei de cara com a cultura da violência contra as mulheres”, recorda. A pesquisadora esteve na Itália em 2012, ano que o país vivenciou uma série de movimentações contra a violência de gênero.

_Aula_espetáculo_Conta_Catarina_estreia_dia_18_no_Sesc_Prainha_
Adriana Rio durante ensaio para Conta Catarina | Imagem: arquivo pessoal.

O título da aula espetáculo, “Conta Catarina”, surgiu a partir de uma conversa entre Adriana Rio e a diretora Vanderleia Will.

“Na Itália, conheci as histórias das santas mártires, e que todas foram vítimas de feminicidios, mas isso foi banalizado. ‘Conta Catarina’ tem a ver com a conexão entre passado e presente para poder visualizar outro futuro, sem tanta violência contra as mulheres”, descreve.

Após a aula espetáculo, será feito um debate a partir dos temas abordados. “A ideia é ouvir versões e somar vozes na construção de outras pedagogias para trabalharmos na luta contra todos os tipos de violência”, finaliza.

O Projeto “Conta Catarina” foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço

Espetáculo Conta Catarina

Quando: 18 de abril, às 20 horas

Onde: Teatro do Sesc Prainha – Travessa Siríaco Atherino, nº 100, Centro, Florianópolis

Classificação: 14 anos

Ingressos: gratuitos – devem ser retirados 30 minutos antes do espetáculo

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

  • Daniela Valenga

    Jornalista dedicada à promoção da igualdade de gênero para meninas e mulheres. Atuou como Visitante Voluntária no Instit...

Últimas