Imagem: divulgação

1ª Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual destaca a representatividade no setor

Postado em 26/02/2021, 9:48

Evento reúne curtas-metragens roteirizados e dirigidos por mulheres, além de diálogos com as profissionais do setor em 27 e 28 de fevereiro.

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro, será realizada a 1ª edição da ‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’. O objetivo é destacar e valorizar a presença de mulheres no setor, além de incentivar pessoas que se interessam por audiovisual a realizarem suas produções. O evento terá quase dez horas de programação com exibição de nove filmes, entre ficção e documentários, reunindo 15 profissionais do setor, especialmente mulheres de Santa Catarina. Gratuita, a mostra será exibida durante live transmitida no canal do YouTube da Prosa Cultural. Toda programação pode ser conferida no site do evento.

::Leia também Curta catarinense “Baile” disputa vaga no Oscar 2021::

O projeto foi idealizado pela jornalista e produtora cultural, Camila Gonçalves, e pela jornalista, roteirista e diretora, Juny Hugen, e conta com os recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc. “O evento nasceu da vontade de reunir e dialogar com diversas mulheres catarinenses do setor audiovisual, disponibilizar uma programação de curtas-metragens dirigidos por mulheres, e ainda incentivar cada vez mais as mulheres a entrarem neste meio, tanto por trás das câmeras, em pré-produção, roteiro, direção, como também em frente às câmeras”, acrescenta Camila Gonçalves.

O lançamento da mostra será no sábado (27), a partir das 18h. Na ocasião, além da abertura do evento, será realizado o lançamento do site oficial da Mostra, que ficará disponível ao público. Também haverá o bate-papo “A importância da presença das mulheres e da valorização da mulher no audiovisual”, mediado por Camila Gonçalves e Juny Hugen. Em seguida, serão exibidos nove curtas-metragens roteirizados e, ou, dirigidos por mulheres de Santa Catarina.

“Cuida de mim”, dirigido por Liziane Bortolatto, está na programação

Já no domingo (28), a partir das 14h, será transmitida live com diálogos de mulheres catarinenses profissionais do setor audiovisual sobre as etapas da produção audiovisual. “A ideia dos diálogos é, a partir das experiências das profissionais envolvidas no evento, dar um panorama geral sobre as etapas do processo de execução de uma obra audiovisual desde a roteirização até a finalização. Os oito diálogos disponíveis são direcionados, especialmente, para quem está iniciando na produção audiovisual”, destaca Juny Hugen, umas das idealizadoras do evento.

As transmissões da mostra, que serão divulgadas no YouTube da Prosa Cultural (youtube.com/user/prosacultural), ficarão disponíveis no site do evento para quem quiser assistir depois. Mais detalhes do evento, estão sendo divulgados no Instagram da Prosa Cultural (@aprosacultural). A ‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’ é uma realização da Azul Filmes e da Prosa Cultural e conta com patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

Programação completa:

SÁBADO 27/02 – CURTAS

18h – Lançamento e bate-papo 
Convidadas: Cíntia Domit Bittar e Nicole Michele Carmo da Silva
Assunto:“A importância da presença das mulheres e da valorização da mulher no audiovisual”
Mediadoras Camila Gonçalves e Juny Hugen

19:30 – Início da exibição dos nove curtas
1) O Segredo da Família Urso (20 minutos) – Diretora: Cíntia Domit Bittar / Produção: Novelo Filmes
2) Os Pilotos do Plano (16 minutos) – Direção: Bruna Lessa
3) São nuvens que passam (20 minutos) – Direção: Camila Gonçalves
4) Movimentos (13 minutos) – Direção: Juny / Alceu Silva
5) Yomared (15 minutos) – Direção: Mariana Yomared | Lufe Bollini / Produção Executiva: Fabiana Mansur | Luciana Siebert
6) Nos veremos (17 minutos) – Direção Thayna Fagundes Lentz
7) Cuida de Mim (20 minutos) – Direção: Liziane Bortolatto
8) Impulso (20 minutos) – Direção: Heifara Nascimento | Mozara Magalhães
9) Akai Ito (2 minutos) – Direção: Fernanda Dapper

22h – Encerramento 

DOMINGO 28/02 – DIÁLOGOS

14h – Diálogos – Introdução às etapas do audiovisual
Ministrante: Liziane Bortolatto
Liziane Bortolatto apresenta um panorama geral sobre as etapas do audiovisual, desde o roteiro até a finalização. Através de suas experiências, levanta questionamentos importantes para estimular quem está começando a pensar em suas futuras produções. A roteirista e diretora de Cuida de Mim (2018) também fala sobre sua paixão pelo cinema e compartilha algumas dicas que podem auxiliar no processo de desenvolvimento da obra audiovisual.

14h25 – Diálogos – Roteiro
Ministrante: Juny Hugen
Juny Hugen fala sobre a importância do roteiro para a execução de uma obra audiovisual. Ela dá um panorama geral sobre o processo de escrita do roteiro em produções de não-ficção, com ênfase em documentários, e em produções de ficção, com ênfase em filmes. Através de exemplos, mostra o passo a passo da concepção desta etapa fundamental, em que as ideias ganham forma para originar obras audiovisuais. Também dá dicas para quem está começando sua trajetória. 

15h25 – Diálogos – Produção Cultural
Ministrante: Camila Gonçalves
Camila Gonçalves busca ampliar o olhar do público para a produção cultural através de suas experiências pessoais como produtora cultural, também apresentando estratégias que podem ser utilizadas para tirar um projeto do papel e executá-lo. Além disso, mostra a importância do produtor audiovisual para a 1ª edição da ‘Mostra de Mulheres Catarinenses no Audiovisual’ e quais funções ocupa dentro do evento. Ainda levanta questões importantes sobre a relevância em participar das discussões sobre políticas públicas culturais

16h – Diálogos – Direção de Fotografia
Ministrante: Cristina Kreuger | Kike
Kike Kreuger destaca importantes aspectos da direção de fotografia, que são fundamentais para o resultado final de uma obra audiovisual, especialmente para obras cinematográficas. Ela também fala sobre a organização das equipes do departamento de fotografia e sobre as responsabilidades e as contribuições do diretor de fotografia. Ainda apresenta, através de exemplos visuais, os quatro elementos da fotografia: enquadramento, luz, movimento e cor.

16h35 – Diálogos – Assistência de Câmera
Ministrante: Fernanda Duarte
Fernanda Duarte fala sobre a posição que o assistente de câmera ocupa no set de gravação e sobre suas atribuições, além da relação com o diretor de fotografia. Ela também compartilha suas experiências como assistente de câmera em produções audiovisuais não-ficcionais e ficcionais e dá dicas que podem contribuir com o início da carreira de quem está começando a trilhar o seu caminho nesta carreira.

17h – Diálogos – Direção de Arte
Ministrante: Josiane Silva
Josiane Silva fala sobre sua trajetória como diretora de arte, compartilhando suas experiências, desafios e aprendizados em obras audiovisuais, especialmente, para o cinema. Também explica a função do departamento de arte e quem são os profissionais que ajudam a constituir este departamento. Além de apresentar técnicas utilizadas para a construção estética e narrativa de um filme através de exemplos clássicos do cinema e dos trabalhos que realizou.

17h35 – Diálogos – Montagem, edição e finalização
Ministrante: Heifara e Mozara
Heifara e Mozara falam sobre a edição e a finalização de uma obra audiovisual, momento em que as imagens captadas serão decupadas, organizadas, escolhidas e tratadas. Elas ainda apresentam aspectos fundamentais nestes processos, como os diferentes tipos de planos, a organização de arquivos pós-captação e os tipos de montagem. Após dar um panorama geral sobre esses temas, também destacam o processo de colorização, fundamental para a qualidade estética e narrativa do resultado final da obra audiovisual. 

18h25 – Diálogos – Teoria Cinematográfica
Ministrante: Fabiana Mansur
Fabiana Mansur fala sobre ‘A História da Mulher no Cinema’ buscando levar a compreensão e aprofundamento do importante papel desempenhado por diretoras e realizadoras desde a criação da sétima arte. Revisitando as obras de Alice-Guy, Lois Weber, Grace Cunard, Dorothy Arzner, até autoras contemporâneas como Samira Makhmalbaf e a brasileira Anna Muylaert, ela pretende traçar um panorama feminino na construção da indústria cinematográfica.

19h40 Encerramento.

Tags: ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas