doc-mulheres-do-mar
Documentário acompanha a rotina de Thaili Winter, uma herdeira dos saberes da pesca artesanal no litoral catarinense.

Rotina das mulheres na pesca artesanal inspira o Curta “Mulheres do Mar”

Postado em 11/05/2021, 10:31

O curta-metragem acompanha Thaili Winter, uma mulher de 19 anos que, junto da família, vive da pesca artesanal. Estreia será no dia 14 de maio, às 20h, pelo canal do Youtube.

Considerada patrimônio cultural de Santa Catarina, a pesca artesanal é fonte de renda e emprego para muitas famílias, sendo considerada uma atividade tradicional e secular, onde os ensinamentos são passados de geração para geração. As vivências de uma jovem pescadora da cidade de Balneário Piçarras motivaram a criação do curta-metragem “Mulheres do Mar”, que estreia em 14 de maio, às 20 horas, no canal do Youtube ‘Curta Mulheres do Mar’.

O documentário, realizado pela Azul Filmes, é dirigido pela jornalista e realizadora audiovisual Juny Hugen, e acompanha um dia na rotina de Thaili Winter, 19, e seu pai em alto mar, além de todo trabalho de manuseio e venda que sua família realiza. A partir desta família de pescadores, o filme também aborda outras temáticas relevantes como o papel exercido pela mulher na atividade pesqueira, os desafios e as lutas da profissão.

Documentário acompanha Thaili Winter e seu pai em alto mar. Foto: divulgação.

“Começamos a falar com a Thaili ainda em 2019, e a história dela e da família nos chamou muito a atenção. A Thaili é uma menina/mulher muito batalhadora e que segue lutando para ajudar a família, que tem como única renda a pesca artesanal. Ela pesca com o pai desde a infância e acreditamos que sua história pode inspirar outras meninas que também queiram seguir este caminho”, relata Juny.

O trabalho da pesca artesanal também envolve o manuseio e a venda dos pescados. Foto: divulgação.

“Todo o processo de produção e execução do documentário foi estimulante e recompensador, pois pudemos registrar as vivências da Thaili, de sua família e também mostrar um pouco sobre o cenário da pesca artesanal atualmente”, explica a diretora do curta-metragem. “Mulheres do Mar” também torna-se pertinente como registro documental, tornando-se mais um material representativo para os grupos de mulheres pescadoras dentro e fora de Santa Catarina.

O projeto de curta-metragem é o resultado de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí (Edital 018/2019), Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural, com renúncia fiscal da Brasfrigo. A estreia será transmitida pelo canal ‘Curta Mulheres do Mar’, no YouTube. Os detalhes da produção podem ser acompanhados no perfil oficial no Instagram, em @curtamulheresdomar.

Conheça a equipe do projeto:

Realização:Azul Filmes

Roteiro: Juny Hugen, Maicon Renan e Pietra Garcia
Direção: Juny Hugen
Direção de fotografia: Amália Agatha
Direção de produção: Pietra Garcia
Assistente de fotografia/ Operação de câmera: Maicon Renan

Imagens aéreas: Rodrigo Dalri
Técnico de som direto: Bruno Golembiewski
Assessoria de Imprensa: Pietra Garcia
Designer gráfico: Pedro Thiago
Assessoria Contábil: J.E Contabilidade

Tags: , ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas