O Portal Catarinas é um dos 35 veículos brasileiros selecionados pelo Fundo de Equidade para o Jornalismo (News Equity Fund, no original), do Google News Initiative, que tem o objetivo de promover mais diversidade e igualdade no ecossistema de notícias. Além do Catarinas, 450 organizações de 52 países, irão receber o fundo de apoio de 15 mil dólares. Entre as brasileiras, 22 são membras da Associação de Jornalismo Digital (AJOR), incluindo o Portal. 

Conforme Paula Guimarães, diretora executiva do Portal Catarinas, esse tipo de fundo é imprescindível para a existência de veículos independentes e plurais, como o Catarinas e tantos outros apoiados.

“Não há democracia sem pluralidade nos meios jornalísticos e o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente para vencer a concentração midiática que fere a liberdade de expressão, entre outros direitos. O exercício da cidadania depende de diferentes perspectivas, conforme já apontou a organização Repórteres sem Fronteiras, e essa é a grande contribuição das mídias independentes à democracia brasileira”, afirma a jornalista. 

O News Equity Fund é voltado a jornalistas independentes e pequenas e médias organizações que produzem conteúdo para audiências historicamente sub-representadas nos meios de comunicação. “Queremos fortalecer um ecossistema de notícias diverso. Este fundo é um compromisso que assumimos para fazer isso acontecer e por meio dele iremos incluir e capacitar, no caso do Brasil, sites, jornais e rádios comunitárias de pequeno e médio porte de diversas regiões do país, criando uma rede de jornalismo para públicos sub-representados e contribuindo com o combate a desertos de notícias”, explicou o Google em nota.

A organização destaca que a grande quantidade de inscrições para o Fundo recebidas reforça a necessidade desse financiamento no ecossistema de notícias. “Com entusiasmo, a Google News Initiative parabeniza os veículos selecionados e incentiva a iniciativa de mais veículos com narrativas diversas”.

Pela terceira vez o Portal é contemplado em ações de financiamentos do Google News Initiative. Em 2020, recebeu recursos do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, direcionado a pequenas e médias organizações de mídia com presença digital e produção de conteúdos voltados para suas comunidades. Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, foi um dos veículos brasileiros selecionados no programa Web Stories Digital Storytelling, parceria com a Fundação Gabo, para trabalhar de forma pioneira com o formato Web Story do Google, uma nova forma de contar histórias e aposta da organização para o futuro do jornalismo.

O Catarinas é um portal de jornalismo profissional de acesso gratuito. Além de fundos como os do Google News Initiative, conta com um financiamento coletivo para subsidiar o trabalho da equipe. Você pode contribuir com qualquer valor mensal pela Benfeitoria e apoiar a construção de reportagens, coberturas ao vivo em atos e eventos, manutenção do site e distribuição dos conteúdos nas redes sociais. Apoiando o Catarinas, você ganha de brinde dois prints para impressão em A3, feitos em parceria com a Pac Calory.

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas