Março é delas, 2016. Portal Catarinas.

“Março é Delas” mobiliza mulheres por direitos em Florianópolis

Postado em 02/03/2018, 10:51

Ao longo do mês, uma programação de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher deve alimentar as discussões sobre direitos e enfrentamento à violência de gênero em Florianópolis. Entre as iniciativas, acontece a terceira edição do “Março é delas”, um movimento articulado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o apoio de outras instituições e organizações do movimento social.

Veja também
:: Pelo segundo ano, 8M mobiliza o país para a Greve das Mulheres

As ações buscam discutir temas que vão desde o fim da violência contra as mulheres até as discussões sobre a sub-representatividade feminina nos espaços de decisão, como afirma Celia Fernandes, coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres.

“Em Santa Catarina, temos uma baixa representação política das mulheres, essa é uma de nossas pautas, mas também a luta contra a violência, pela saúde das mulheres como a legalização do aborto, a igualdade de salários, pelo direito das mulheres a se aposentar. Queremos igualdade de gênero. O 8 de março é um dia de luta, de reflexão. É um forma de exigirmos nossos direitos e demonstrar respeito às mulheres. É um dia suprapartidário, em que a principal bandeira é a mulher na luta pelos seus direitos”, aponta.

Divulgação/Campanha “Março é delas!”

A programação prevê homenagens, palestras, panfletagens, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. No dia 06 de março, a coordenadoria promove o Dia D, que contará com uma tenda no Largo da Alfândega com atividades.  No dia 8, a programação começa com o “Alvorada é delas”, um café da manhã com panfletagem em frente ao Terminal Integrado do Centro para dialogar com as mulheres trabalhadoras. No encerramento do dia, o Prêmio Anitas Libertas, proposição da Ong que leva o mesmo nome, homenageará mulheres em um ato com mesa redonda e o lançamento do livro “Tem saída” de Joanna Burigo, no Tribunal de Contas.

Leia mais
:: 25 mulheres propõem saídas para as crises políticas

O Março é delas é um movimento proposto pela Coordenadoria Municipal da Mulher e abraçado por frentes de trabalho, movimentos e entidades sociais. Ele busca contemplar a diversidade e a especificidade dos mais diferentes tipos de mulheres em suas multitarefas. É o que explica Liliane Fatima Santos, da Marcha da Negritude Catarinense e um das organizadoras da ação. “Planejamos e organizamos o mês com atividades educativas, palestras, formações, informações sobre saúde, previdência, prevenção à violência, homenagens e comemorações. Buscamos a pluralidade e, por isso, as atividades acontecerão em diversos bairros da cidades, de forma descentralizada e em horários acessíveis.

Confira a programação:

Março é Delas!

06/03 – Dia D Coordenadoria da Mulher Florianópolis
9h30 – Palestra com mulheres inspiradoras da Eletrosul falando sobre suas trajetórias –  ONG “Inspiring Girls” (Rua Dep Antônio Edu Vieira, 999 – Pantanal)

Largo da Alfândega
10h – Início das atividades das tendas de atendimento ao público com: CREMV, RAIVS, GAPA, AMUCC, Saúde da Mulher, Advogadas,  Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio:  Banco do Empreendedor, Juro Zero Floripa, Balcão de Mercado, Tirando Dúvidas sobre Contabilidade,  Tirando Dúvidas sobre o MEI, SEBRAE SC, Sescon GF, AMPE (Atendimento ao Empreendedor),  GAFAD ( Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos) : Abaixo Assinado para Projeto de Lei Popular, FLORAM, BPW Grande Florianópolis, Floripa Empreendedora, SENAC: Curso de Podologia e orientações de Saúde Bucal.
11h – Atração Musical com Ana Carina
12h – Abertura oficial do Março é Delas!
13h – Musical Boêmia
13h30 – Retorno das atividades das tendas de atendimento ao público
14h – Espetáculo Musical com Claudia Passos
15h – Palestra Motivacional “Cura Interior” com Sandra Pereira
15h40 – Roda de Conversa : Empoderamento Feminino – BPW Grande Florianópolis
16h20 – Palestra “Questão de Mulher” com Shideh Bartar
17h – Oficina de Danças Circulares com as Focalizadoras Joana Baldo e Magna Machado.
18h – Atração Musical com Dandara Manoela ganhadora do Prêmio Revelação da Música
Exposição “Estrela Stella Etoile” com o Tema a Mulher no Mundo, de Ilani de Assis Nunes e Pat Schnaider
Exposição “Indóceis: A voz daquelas que não se calam”, fotografias de Gabriela Drehmer
Exposição sobre “Mulheres Negras” com Comunidade BAHA’I
Ônibus do SINE com atendimento durante todo dia – Coordenadoria Estadual da Mulher

07/03
8h – 18h – Audiência Pública e Seminário Regional “Pelo fim da violência contra as Mulheres” – Organização Bancada Feminina/CEDIM (Auditório Antonieta de Barros – ALESC)
Inscrições : http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=1133

08/03 
7h – 9h Alvorada é Delas: Café da Manhã, panfletagem e conversa com as mulheres. (Av. Paulo Fontes, em frente ao TICEN)
8h – 9h30 – Café de Boas-Vindas e Integração (Eletrosul)
9h30 – 12h – Workshop – “Eu sei me defender” com Erica Paes (Centro de Eventos da FIESC)
Inscrições gratuitas no site até 28/02: www.eletrosul.gov.br
14h – 17h – Prêmio Anitas Libertas: Abertura, homenagens, palestras, mesa redonda com debates, lançamento do livro “Tem saída” de Joanna Burigo e premiações (Tribunal de Contas)
19h – Palestra oferecida pelo Rotary Club, com Sebastiana Correa e Marcia Lerinna (Instituto de História e Geografia de Santa Catarina)
19h30 – Exposição de fotos de Sandra Pereira: “Mulheres Maduras e Brilhante” (Espaço Cultural Rita Maria)

09/03
19h – Roda de Samba,  com Jandira Souza (Maria Mane Café – Rua General Bittencourt, 200 – Centro)

13/03
19h – Implementação da Política Participativa de Florianópolis (Rua Madre Mª Vilac, 2020 – Canasvieiras)

14/03
10h30 – 14h30 – Roda de rendeiras, Ratoeiras e Fuxiqueiras (Mercado Público)
14h – Palestra “Saúde da Mulher”, com Silvana Maria Pereira, enfermeira do Hospital Universitário, Cássia Elena Soares, médica da Maternidade Carmela Dutra e Laura Castilho, enfermeira da SMS Florianópolis (Escola de Aprendizes – Marinheiros de SC – Rua Marinheiro Max Schram, 3028 – Estreito).

15/03
12h30-13h30 – XV com Arte (Figueira da Praça XV de Novembro).

16/03
16h – Palestra Mulheres na Atualidade: Avanços e Desafios, com Clair Castilhos Coelho (Rua Santos Saraiva,2011 CRAS Capoeiras)
20h – Prêmio Maricota (Teatro Alvaro de Carvalho)

17/03 – Ano Internacional da Mulher Rural/ONU
7h-13h – Feira e Exposição da Agricultura Familiar (Largo da Alfândega)

19/03
15h – Mesa Redonda: “Mulheres Empreendoras na Cultura”
19h30 – Bate-papo: “Nossas diferenças: Isto é o que nos une” – Clube Mulheres Empreendedoras (AABB Coqueiros)

23/03  – Aniversário de Florianópolis

26/03
15h – Fórum Suprapartidário/SC – Tema : Dignidade da Mulher, Roda de Conversa com Mulheres (Centro de Educação Continuada – Rua Ferreira Lima, 82  Centro)

27/03 
19h30 – Painel “Desafios na Tomada de Decisões em Cargos de Liderança”, com  Annalisa Dal Zoto (Mulheres do Brasil/SC), Adeliana Dal Pont (Prefeitura de São José),  Nadir Koerich (Presidente Aemflo e CDL São José), Soraya Tonelli (Coordenadora Regional Florianópolis Sebrae/SC). Local : Auditório Aemflo (Av  Leoberto Leal, 64 – Barreiros – São José)

28/03
15h – Conversa de Mulheres Comunidade do Quilombo Vidal Martins

Tags: ,



Portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos.
Veja a coluna da Portal Catarinas