Ocupa Marielle Franco: mulheres negras no protagonismo das eleições de 2024
Diretora executiva do Instituto Marielle Franco compartilha como será projeto que cria redes entre sociedade civil e candidatas mulheres negras.
Nesse mês de agosto, nós do Instituto Marielle Franco lançamos um projeto que muito nos inspira e emociona. O “Ocupa Marielle Franco” é uma iniciativa suprapartidária que tem por objetivo oferecer uma plataforma de articulação política e territorial em diferentes territórios do Brasil para disputar o contexto das eleições municipais de 2024. A palavra “Ocupa” não é uma escolha trivial. A nomenclatura resgata a memória de duas importantes experiências que atravessaram a trajetória de Marielle.
A primeira delas é a do “Ocupa Direitos Humanos”, estratégia de articulação territorial lançada em 2013 sob sua coordenação quando ainda à frente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em parceria com movimentos, organizações da sociedade civil e instituições do poder público, a Comissão visitava diferentes favelas e periferias da cidade com o objetivo de acolher as necessidades da população, documentar diferentes violações de direitos humanos e oferecer estratégias de acolhimento e seguimento de casos.
Nessas visitas, as demandas podiam ser apresentadas com transparência, as instituições se posicionaram de uma forma muito mais acessível para a realidade das pessoas e era indiscutível o quanto a escuta humanizada e de proximidade se mostrava fundamental para ajudar na co-criação de soluções. Temas como o enfrentamento às remoções forçadas, abusos policiais, precarização de equipamentos públicos de saúde e educação marcaram muitas dessas escutas e apresentavam os caminhos de prioridade para os territórios visitados.
A outra experiência que inspirou o Instituto foi a do “Ocupa Política”, uma confluência de organizações, coletivos da sociedade civil e diversos mandatos ativistas que se organizavam em rede para disputar uma renovação progressista no Brasil. Esse foi um evento marcante na trajetória de Marielle, que participou do encontro de 2016 realizado na cidade de Recife, Pernambuco, oportunidade na qual pautou a importância da articulação política de mulheres negras que estavam disputando e discutindo os rumos da política brasileira.
Entendendo a importância de aliar a defesa de uma agenda política com a disputa por renovação da fotografia do poder, a proposta dos Ocupas Marielle Franco – lançados em 6 cidades de todas as regiões do país – é servir como espaço para debater políticas públicas pensando o futuro das cidades a partir da criação de redes e fomento de debates entre ativistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil com candidaturas de mulheres negras defensoras do legado político de Marielle Franco.
Até outubro de 2024, mês em que acontecem as eleições municipais, o Instituto irá realizar uma série de atividades culturais, de mobilização e articulação que reforcem a importância de mais mulheres negras eleitas (de forma segura e sustentável), além da defesa de uma agenda de práticas e compromissos políticos antirracistas, feministas, LGBTQIA+ e populares para reimaginar o futuro das cidades brasileiras.