Iniciativas se somam pela paridade de gênero na política
Somos a maioria nas ruas, queremos ser maioria nas Câmaras. As mulheres representam 52% do eleitorado, mas esse percentual não é refletido nos parlamentos, menos ainda nas prefeituras. Nas últimas eleições as mulheres alcançaram a marca de 15% de representatividade, a partir de uma eleição histórica para quem reivindica igualdade nos espaços de representação política.
E não foi por acaso. Em 2018, iniciativas como a do Meu Voto Será Feminista emergiram no seio da sociedade civil em formato de coletivos, campanhas, plataformas movimentações políticas, com a mensagem do voto feminino, feminista e antirracista.
Na coluna de hoje, queremos apresentar algumas delas, dentre tantas maravilhosas, que estão atuando e influenciando a mudança de cenário por mais mulheres no poder:
EU VOTO EM NEGRA
É uma campanha pela representatividade política da Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo, Movimento de Trabalhadoras Rurais do Nordeste e Rede de Mulheres Negras. Com o objetivo de aumentar a presença de Mulheres Negras no poder, a campanha defende que quando a política tem mais diversidade, todas as pessoas saem ganhando.
PANE – Plataforma Antirracista nas Eleições
É um conjunto de ferramentas e ações, desenvolvidas pelo Instituto Marielle Franco e parceiras com o objetivo de reconfigurar o sistema político atual, que foi programado para impedir que corpos de mulheres e homens negros acessem espaços de decisão. A plataforma lançou recentemente a Agenda Marielle com as principais pautas de Marielle Franco para que candidatas se comprometam em multiplicar o legado de Marielle.
IMPULS.A
É uma plataforma online, aberta e gratuita para inspirar, treinar e conectar a próxima geração de mulheres líderes na América Latina, que oferece Formação Política para Mulheres através de produtos práticos com linguagem acessível, afetiva, feita por e para mulheres. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Update e #ElasnoPoder.
* Essa coluna marca a parceria entre Meu Voto Será Feminista, Catarinas e Arquivos Feministas na cobertura das eleições 2020. Faremos ações conjuntas e publicaremos conteúdos convergentes em nossas redes sociais para amplificarmos nossas vozes.