A palavra stealthing vem da língua inglesa e, em tradução livre, significa 'furtivo'.
O termo denomina uma prática que ocorre quando há a retirada do preservativo durante a relação sexual, sem o consentimento da outra pessoa.
O stealthing é considerado crime de violação sexual, segundo o artigo 215 do Código Penal. A pena pode variar entre 2 e 6 anos.
O autor do crime leva a vítima a acreditar que está em um ato sexual seguro, mas de maneira escondida ou camuflada, retira o preservativo.
Por isso, é considerado um ato de violência sexual, como ocorre por meio de engano e/ou sem a vontade da vítima. Ou seja, sem consentimento.
Ainda que o início da relação tenha sido consentido, a partir do momento que ocorre o stealthing, ou outros atos sem consentimento, a conduta pode ser caracterizada como crime sexual.
Além da prática do estupro, o stealthing expõe a vítima a outras situações, como gravidezes não desejadas e doenças sexualmente transmissíveis.
A mulher que deseje denunciar o crime deve realizar um BO em uma delegacia, ou melhor recomendado, uma Delegacia da Mulher.
Porém, apesar de ser considerado crime de violação sexual, muitas mulheres enfrentam dificuldades para realizarem a denúncia e prosseguirem com o processo.
Quer saber mais?conheça o Guia do Aborto Legal, que explica os direitos de vítimas de violência sexual.