Conheça as heroínas brasileiras da Pátria eda Liberdade
Por Daniela Valenga
No Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, um livro com páginas de aço lista heróis e heroínas reconhecidos oficialmente no Brasil.
Atualmente, são 56 nomes escritos no livro. Apenas 12 são de mulheres. Listamos quem são elas nesta web story!
Clara Camarão (Séc. XVII) -Indígena da etnia potiguara, lutou e liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas em Pernambuco.
Dandara dos Palmares (1654 - 1694) -Mulher negra e guerreira. Teve papel fundamental na construção e no comando do Quilombo dos Palmares, marco da resistência contra o regime escravocrata.
Bárbara de Alencar (1760-1832) -Uma das personagens mais importantes da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Conhecida como a primeira presa política do Brasil.
Joana Angélica (1761 - 1822) -Religiosa no Convento de Nossa Senhora da Conceição (Bahia). Foi assassinada por soldados portugueses ao defender o convento. Considerada mártir da independência da Bahia.
Maria Quitéria (1972 - 1853) -Se vestiu de homem para participar das lutas independentistas na Bahia, contra as tropas portuguesas. A primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro.
Luísa Mahin (Séc. XIX) -Ex-escravizada, sua casa era uma espécie de quartel general das principais revoltas negras que ocorreram em Salvador (BA), em meados do século XIX.
Ana Néri (1814 - 1880) -Considerada a primeira enfermeira brasileira. Prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.
Anita Garibaldi (1821 - 1849) -Revolucionária brasileira. Conhecida pela participação na Revolução Farroupilha, contra o governo imperial do Brasil, e no processo de unificação da Itália.
Jovita Feitosa (1848 - 1867) -Se alistou para a Guerra do Paraguai vestida de homem, para conseguir lutar nas trincheiras. Foi descoberta. Ficou no efetivo do exército por alguns meses, mas não pode ir à guerra.
Maria Felipa de Oliveira (Desconhecido - 1873) -Mulher marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal. Liderou um grupo de 200 pessoas durante a Independência da Bahia.
Antonieta de Barros (1901 - 1952) -Jornalista, professora e política brasileira. Foi a primeira deputada eleita por Santa Catarina e a primeira deputada negra do Brasil.
Zuzu Angel (1921 - 1976) -Estilista, suas criações enalteciam a diversidade do Brasil. O filho foi assassinado pela Ditadura. Desafiou o regime, ao tornar sua busca pelo filho conhecida internacionalmente. Foi assassinada por sua luta.
Conheça maissobre a históriade Antonietade Barros.