Conheça as heroínas brasileiras da Pátria e da Liberdade

Por Daniela Valenga

No Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, um livro com páginas de aço lista heróis e heroínas reconhecidos oficialmente no Brasil.

Atualmente, são 56 nomes escritos no livro. Apenas 12 são de mulheres. Listamos quem são elas nesta web story!

Clara Camarão (Séc. XVII) - Indígena da etnia potiguara, lutou e liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas em Pernambuco.

Dandara dos Palmares (1654 - 1694) - Mulher negra e guerreira. Teve papel fundamental na construção e no comando do Quilombo dos Palmares, marco da resistência contra o regime escravocrata.

Bárbara de Alencar (1760-1832) - Uma das personagens mais importantes da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Conhecida como a primeira presa política do Brasil.

Joana Angélica (1761 - 1822) - Religiosa no Convento de Nossa Senhora da Conceição (Bahia). Foi assassinada por soldados portugueses ao defender o convento. Considerada mártir da independência da Bahia.

Maria Quitéria (1972 - 1853) - Se vestiu de homem para participar das lutas independentistas na Bahia, contra as tropas portuguesas. A primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro.

Luísa Mahin (Séc. XIX) - Ex-escravizada, sua casa era uma espécie de quartel general das principais revoltas negras que ocorreram em Salvador (BA), em meados do século XIX.

Ana Néri (1814 - 1880) - Considerada a primeira enfermeira brasileira. Prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Anita Garibaldi (1821 - 1849) - Revolucionária brasileira. Conhecida pela participação na Revolução Farroupilha, contra o governo imperial do Brasil, e no processo de unificação da Itália.

Jovita Feitosa (1848 - 1867) - Se alistou para a Guerra do Paraguai vestida de homem, para conseguir lutar nas trincheiras. Foi descoberta. Ficou no efetivo do exército por alguns meses, mas não pode ir à guerra.

Maria Felipa de Oliveira (Desconhecido - 1873) - Mulher marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal. Liderou um grupo de 200 pessoas durante a Independência da Bahia.

Antonieta de Barros (1901 - 1952) - Jornalista, professora e política brasileira. Foi a primeira deputada eleita por Santa Catarina e a primeira deputada negra do Brasil.

Zuzu Angel (1921 - 1976) - Estilista, suas criações enalteciam a diversidade do Brasil. O filho foi assassinado pela Ditadura. Desafiou o regime, ao tornar sua busca pelo filho conhecida internacionalmente. Foi assassinada por sua luta.

Conheça mais sobre a história de Antonieta de Barros.