Por Daniela Valenga Fotos: arquivos pessoais
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP) é o principal evento internacional para discussões sobre meio ambiente e clima e acontece desde 1995.
Foto: UN Climate Change
A COP reúne governantes, ativistas, pesquisadoras/es, ambientalistas e comunicadoras/es de todo o mundo para debater a justiça climática.
Foto: Unfccc
Cerca de 25 mil pessoas são esperadas na COP26, em Glasgow, Escócia, ao longo de 13 dias. Conheça algumas das brasileiras que participam do evento:
Foto: @andreiacoutinho.l
Estuda biologia na Universidade do Estado do Amazonas. Comunicadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Consultora da Fundação Amazônia Sustentável.
Fundadora da Periferia Sustentável, que democratiza as informações sobre a agenda 2030. Jovem embaixadora da ONU. #Under30 da revista Forbes.
Estudante de Bacharelato Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Fundadora do Canal Nuhé. Escreve para o Colabora e Yahoo.
Advogada. Integra o Grupo Consultivo para Jovens sobre Mudanças Climáticas formado pelo secretário-geral da ONU.
Estudante de Direito na Universidade Federal de Rondônia. Fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia. Atua na parte jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental.
Mestranda em Políticas Públicas em Harvard. Fundadora da EmpoderaClima, plataforma sobre justiça de gênero e clima.
Defende a demarcação do território indígena e a proteção da terra. Vencedora do prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos.
Jornalista. Especialista em Justiça Climática pelo The Fulbright Program. Escreve sobre essa temática para veículos jornalísticos.
Aos 24 anos, tornou-se a primeira mulher a chefiar uma aldeia Xipaya. Em 2018, descobriu um esquema de corrupção envolvendo empresas de assistência a indígenas.
Coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Em 2015, recebeu a Ordem do Mérito Cultural. Foi candidata à vice-presidência do país pelo PSOL nas últimas eleições.
Integra a Greve Pelo Clima Brasil. Uma das autoras da carta direcionada a Joe Biden, presidente dos EUA, sobre a série de desmontes ambientais que estão acontecendo no Brasil.
Presidenta da Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará. Co-fundadora da Associação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade.
Foi diretora geral do projeto Ambientalize. Voluntária de comunicação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. Redatora independente do La Proleta.
Ativista climática no Muvuca, programa de ativismo climático. Compõe redes de ativismo e liderança como o Global Shapers e Women Deliver.
Membra da diretoria da ONG I Know My Rights. Coordenadora do Projeto #RefuTeen. Ajuda a transformar a vida de crianças e adolescentes refugiados.